|
Salvador, 25 de novembro de 2010 |
Dia da Baiana
Oficialmente, o calendário de festas de Salvador começa no dia 25 de novembro, com o Dia da Baiana, em homenagem às vendedoras de acarajé, uma cultura que perdura há quase 300 anos. Centenas delas lotam a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Devido a reforma, este ano, a missa acontece às 9h, na Igreja do Carmo, uma forma de agradecimento a mais um ano de luta e perseverança. Logo após a celebração, será feita uma caminhada até a Cruz Caída, na Praça da Sé, onde o samba de roda irá completar a festa.
|
Natal Cidadão
A unidade de saúde do Centro Histórico participa no próximo dia 7 de dezembro do Projeto Natal Cidadão, organizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Trabalho (SETAD). A ação, que acontece na Praça da Piedade, será desenvolvida para os moradores de rua, das 8h às 16h. Serão oferecidas diversos serviços como emissão de documentos, corte de cabelo, aferição da pressão arterial, bate papo sobre tuberculose, DST/AIDS, além de vacinação e redução de Danos.
|
Doença Falciforme
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, lançou, na última quarta-feira (24), a Campanha de Triagem Neonatal com ênfase na Doença Falciforme. A ação faz parte da Campanha Nacional dos 100 anos do Diagnóstico da Doença Falciforme, e tem o objetivo de divulgar informações adequadas sobre a doença, e contribuir para o reconhecimento do acesso universal ao teste do pezinho como um direito fundamental.
|
Curso de capacitação
Mais de 70 pessoas, entre agentes comunitários e enfermeiros do Distrito Sanitário de Pau da Lima, estão participando do curso de capacitação realizado por colaboradores da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Iniciado na última quarta-feira (24), o curso continua nesta sexta-feira (26) e será concluído na próxima terça-feira (30). O objetivo da ação é contribuir para a promoção da segurança global da população através da redução de desastres no município de Salvador. Com a capacitação os profissionais poderão desenvolver a percepção de risco geológico, ampliando noções e conceitos acerca de Defesa Civil e seus temas transversais.
|
Varredeira
A Prefeitura do Salvador, através Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e Limpurb, colocou varredeira nas ruas de Salvador. A finalidade é realizar melhor trabalho na execução de serviços de limpeza, varrendo em redor dos obstáculos, com sistema que conta com auxilio de duas escovas independentes garantindo precisão e uma limpeza minuciosa. Nesta sexta-feira (26), os operadores e agentes de limpeza estarão operando o novo veiculo na Cidade Baixa, áreas do Mercado Modelo e Elevador Lacerda, aumentando a eficiência na varrição com caçamba em aço inoxidável e capacidade de carga de 800 quilos. Na última quarta-feira (24), o equipamento realizou operação de limpeza na orla marítima.
|
Novas faixas
A Prefeitura Municipal do Salvador acaba de concluir as obras de implementação de três novas faixas de tráfego na Avenida Octávio Mangabeira, no Jardim dos Namorados. Além de oferecer mais conforto e segurança aos motoristas e pedestres, as novas faixas ampliaram a capacidade do retorno para a Avenida Professor Magalhães Neto e para a Rua Fernando Menezes Góes. O projeto, que durou 90 dias, foi elaborado e executado por técnicos da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Antes das novas faixas de desaceleração, o retorno não absorvia o volume de veículos, o que causava grande retenção no trânsito daquela área. Agora é possível perceber a fluidez, tanto para os que seguem para o bairro de Itapuã, como os que utilizam o retorno para o bairro da Pituba.
|

Oficina de Aconselhamento
A Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação Municipal de DST/Aids, deu início na última quarta-feira (24), a Oficina de Aconselhamento e Manejo Básico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A atividade é direcionada a médicos, enfermeiros, odontólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliares e técnicos de enfermagem do município. O treinamento tem o objetivo de alinhar e integrar ações de prevenção, assistência e controle das DST/HIV/AIDS, conforme indica o Departamento Nacional de DST/AIDS e hepatites virais. Essa capacitação serve para embasar os profissionais de saúde a identificar patologias, que antes, só eram diagnosticadas no retorno do paciente com o resultado de exames laboratoriais. A capacitação acontece até esta sexta-feira (26), das 8h às 17h, no Centro Estadual de Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cepap), no Garcia. Mais informações pelos telefones 2201-8650 e 2201-8647.
Autor postado em 26/11/2010