Lauro de Freitas festeja seu padroeiro

Paróquia de Lauro de Freitas, uma das mais antigas do país, já deu início às comemorações em homenagem ao padroeiro do município, Santo Amaro de Ipitanga. A novena preparatória, realizada desde o dia 6, reúne fieis sempre às 6h30 para o Terço e às 19 horas para a Santa Missa, seguida de quermesse na praça com atrações culturais. A Festa Solene acontecerá no dia 15, data oficial do padroeiro, e contará com a presença do Cardeal-Arcebispo de São Salvador, Primaz do Brasil, Dom Geraldo Magella, que se despede da Bahia. No dia 16, haverá o também tradicional cortejo cultural com samba de roda, capoeira, fanfarra entre outras manifestações.
O padroeiro, mesmo sendo de origem beneditina, foi escolhido pelos jesuítas como patrono, demonstrando o reconhecimento pela força do santo. O padre da paróquia de Lauro de Freitas, Jair Arlego, acredita que a tradição “faz justiça ao resgatar a memória dos jesuítas, que viveram e morreram pelos índios”. Para ele, as comemorações representam a história viva do município. A paróquia foi fundada em 1608 e a igreja é uma das mais antigas do país. Alguns historiadores acreditam que foi erguida sobre orientação do padre José de Anchieta. No início, a freguesia começava no atual bairro da Boca do Rio, Salvador, e se alongava até o rio São Francisco. Além da importância histórica, a data é marco da religiosidade local. “É um momento forte para renovação dos vínculos de fé e de afeto que nos une. É tempo de congraçamento e também de testemunho da nossa vida fundada no evangelho e nutrida pela eucaristia diária” – salientou o reverendo. Este ano, os fieis que participam das comemorações contam com transporte para sete bairros afastados do Centro. O dia do padroeiro, 15 de janeiro, é feriado municipal.
IGREJA SECULAR
Construída no século XVI, a igreja matriz de Santo Amaro de Ipitanga era a sede da freguesia que levava o nome do seu padroeiro. Localizada no ponto mais alto da cidade, é a construção mais representativa do período colonial brasileiro. O templo, com sua barra de azulejos portugueses quase intacta, se constitui no monumento arquitetônico mais importante do município. A igreja serviu de refúgio durante a invasão holandesa (1624/1625).
CORTEJO: A parte popular da festa continua no domingo (16), com o tradicional Cortejo Cultural do Padroeiro, às 10h. O cortejo traz as baianas e grupos culturais do município, que farão um espetáculo do fim de linha até as escadarias da Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga. Com 3 quilômetros de percurso, 16 grupos seguem pelas principais ruas da cidade. As Fanfarras, grupos de samba de roda, baianas com água de cheiro, capoeiristas e os jovens pernas de pau do Grupo Bambolê vão fazer as homenagens ao padroeiro. Este é um dos momentos mais esperados da festa. É quando o sagrado e profano se misturam e a população pede proteção a Santo Amaro.
Chuvas colocam cidade em alerta
As fortes chuvas que atingiram Lauro de Freitas na terça e quarta-feira (11 e 12) deixaram a população e órgãos da administração municipal em alerta, mas não houve registro de ocorrência. A Defesa Civil registrou apenas pequenos pontos de alagamentos. Segundo o coordenador do órgão e secretário municipal de Governo, Ápio Vinagre, se a previsão do tempo para os próximos dias se confirmar, entre 15 e 20 milímetros diários, não haverá problemas para a população. O crescimento desordenado, com ocupações irregulares principalmente em beira de rios e córregos, deixou a cidade suscetível a inundações. A grande quantidade de corpos hídricos e o lençol freático próximo a superfície potencializam os problemas.
Nos últimos anos, a prefeitura vem realizando obras para minimizar os transtornos. O coordenador da Defesa Civil acredita que a situação do município tem melhorado. “As famílias que viviam em áreas de risco estão hoje em segurança”. A prefeitura já captou, juntou ao governo federal, mais de 13 milhões de reais para obras de contenção. Três já foram realizadas e mais 34 estarão prontas até o final do ano. Ao todo, 30 milhões provenientes do Ministério de Integração Nacional estão sendo investidos em infraestrutura que inclui também a limpeza de 60 córregos e canais, drenagem e escoamento pluvial. Segundo a prefeita Moema Gramacho, o problema das chuvas é um dos principais desafios da administração.
Mesmo em locais de risco, como a Rua Mangueira de Ipitanga, que registrou deslizamento de terras e desabamento de aproximadamente 30 casas em 2009, não há mais preocupações. As obras de contenção da encosta hoje dão tranqüilidade para quem mora no local. O morador Vanderlino Menezes, dono do mercadinho que fica em frente à nova encosta, está otimista com as melhorias. “Agora aqui está tudo ajeitado. As casas também estão sendo reformadas e o rio, que passa aqui no fundo, não inunda mais a rua. Hoje (12) choveu muito aqui e está tudo tranqüilo”. A prefeitura garantiu bolsa-aluguel de até 200 reais para quem perdeu seus imóveis. As famílias assistidas vão ao poucos recebendo casas próprias, garantidas pelos diversos programas habitacionais implementados no município.
A Avenida Luiz Tarquínio, uma das principais vias do município e que sempre enfrentava problemas com as chuvas, desta vez não sofreu nenhum alagamento. De acordo com diretor de conservação de logradouros da Secretaria Municipal de Infraestrutura, César Sampaio, a melhora deve-se às obras ainda em execução de macrodrenagem do Córrego dos Irmãos, que passa no local. Outras intervenções, como a macrodrenagem dos canais Caji da Urbis e do Horto Florestal, assim como a limpeza do rio Sapato, foram responsáveis pelo bom resultado em outros pontos do município.
Apesar do progresso, Lauro de Freitas ainda não está livre das inundações. Os meses de março a maio são os que registram maiores índices pluviométricos. Porém, as chuvas desta semana apontam para um avanço já que não houve incidentes no município. A Defesa Civil local está em alerta e pode ser contatada pelos telefones 3288-8628 (24h) ou 9982-7223, 9975 1737, 9983-5867, 3288-8608 (Guarda Municipal 24h).
Cursos gratuitos no Cine Teatro de Lauro de Freitas
Oco Teatro Laboratório abre inscrições para os cursos gratuitos de Teatro. As inscrições vão até o dia 17. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Os interessados podem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo ou o Centro de Cultura de Lauro de Freitas. As aulas começam no dia 18, em três horários. As aulas serão ministradas no Centro de Cultura de Lauro de Freitas. Os novos cursos terão duração de 14 dias, com 4h diárias, de segunda a sexta, passando por treinamentos de Energia e Expressividade, Voz, Técnicas de Arte Circense, Dramaturgia do Ator e Interpretação. As aulas serão ministradas pela equipe do Oco Teatro sob a direção de Luis Alberto Alonso. Os cursos visam à seleção de atores para futuros projetos. Mais informações no site www.ocoteatro.com.br
Rota Maya em Lauro de Freitas
A cultura da civilização maia, uma das mais intrigantes e misteriosas do planeta, será retratada em Lauro de Freitas. A exposição Rota Maya, organizada pela Câmara de Comércio El Salvador, acontecerá entre os dias 5 e 18 de fevereiro no Espaço Cultural da Unime. O acervo conta com 140 peças originais de quase 2 mil anos e réplicas de grande valor. Entre os objetos, estão máscaras, frascos de perfumaria, pratos, estatuetas, além de variados artigos arqueológicos. Textos e fotos ilustrarão a exposição que contará com amostras de até mil e 800 anos.
Para o Cônsul Geral da República de El Salvador, Vidal Sorto Rubio, esta será a exposição mais importante sobre a cultura maia já realizada. “Será oportunidade de se conhecer de perto as riquezas desta civilização”. Segundo ele, a mostra foi cuidadosamente organizada por 5 anos. Algumas peças foram retiradas do sitio arqueológico de San Andrés, que foi destruído por uma erupção vulcânica há quase 2 milênios. A antiga cidade é hoje considerada como a Pompéia das Américas. Algumas peças se parecem muito com as do sítio europeu.
Os maias, que também construíram pirâmides e grandes templos, possuíam conhecimentos que até hoje impressiona os pesquisadores. Em astronomia e matemática, estavam à frente de todos os outros povos do mundo, incluindo europeus e chineses. Por estes motivos, muitos acreditam que a civilização maia mantinha contato com extraterrestres.
A exposição Rota Maya, que tem patrocínio da Petrobrás e apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, será gratuita e aberta a público de todas as idades.
Refis é prorrogado até dia 31
em Lauro de Freitas
A Secretaria da Fazenda de Lauro de Freitas prorrogou o prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que facilita a negociação de débitos com o município, para o dia 31 de janeiro. Até a data, quem pagar as dívidas à vista será absolvido dos juros, da multa de mora e da multa de infração, quando for o caso. O contribuinte pode ainda dividir o pagamento em até 24 meses com redução, nestes casos, de 50% a 70% dos acréscimos por atraso.
Além de beneficiar quem perdeu o prazo inicial do programa, que terminaria no dia 31 de dezembro, a medida possibilitará uma redução de processos enviados para o Tribunal de Justiça.
IPTU – Sem reajuste pelo sétimo ano consecutivo, o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Lauro de Freitas poderá ser pago com desconto de 10% em cota única até o dia 31. O contribuinte também poderá optar pelo pagamento parcelado em dez vezes sem juros. A Secretaria Municipal da Fazenda já iniciou a distribuição dos carnês pelos Correios.
SESP oferece cursos gratuitos à comunidade
A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) oferece cursos gratuitos sobre reutilização e reciclagem de papel de janeiro a março. Os interessados podem comparecer à SESP, na Av. Gerino de Souza Filho, Quadra 14, Lotes 2, 3, 16 e 17, Cají, portando a cópia do RG e comprovante de residência. As aulas vão acontecer na Oficina Nosso Papel.
Além de contribuir para o meio ambiente, aos cursos ministrados na SESP geram renda para a população carente do município. O curso de técnicas de reciclagem do papel será as segundas e sextas pela manhã. A cestaria com jornal acontece às terças e quintas-feiras a tarde. A técnica reduz o envio de resíduos para o aterro sanitário. Os cursos possuem um número limitado de vagas. Mais informações: 33788525 ou 33788503
Secretaria de Educação matricula alunos até dia 14
Até esta sexta-feira, dia 14, a Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas realiza as matrículas da rede municipal de ensino do ano letivo. As matrículas são informatizadas e divididas por região. Em Itinga, alunos, pais ou responsáveis podem se dirigir às escolas Santa Julia, 2 de Julho e Eurides Sant´anna para formalizar a matrícula. Na localidade de Vida Nova o posto de matrículas funcionará na Escola Municipal de Vida Nova. No Centro, os pais e responsáveis podem realizar a matrícula na Escola Fênix e Vila Praiana. Em Portão, as Escolas de Cadetes Mirins e Pedro Paranhos. O atendimento será das 8h às 13h. Os estudantes com mais de 16 anos que optarem pelo turno da noite deverão se dirigir às unidades onde queiram estudar, a partir das 18h. Para a matrícula é preciso apresentar original e Xerox da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, comprovante de residência e mais três fotos 3X4. Pais ou responsáveis devem levar Carteira de Identidade e CPF. Em fevereiro a Secretaria de Educação realiza a Jornada Pedagógica, que atualiza professores e servidores para as metas do município em 2011.
Centro de Cultura terá mês de atrações gratuitas.
O Centro de Cultura de Lauro de Freitas (CCLF) promove um mês de atividades gratuitas. Acompanhe a programação completa. O CCLF foi inteiramente reformado. Recebeu foyer com portas de vidros, sanitários com acesso a cadeirantes e poltronas acolchoadas.
DIA 14 DE JANEIRO
Recital de Poemas com os atores Melk Mercury e Jucélia Silva, a poetisa e declamadora Reijane Silva e o cordelista Aloísio Lisboa
Repertório: Poemas de Myriam Fraga, Cecília Meireles, Elisa Lucinda, Bruna Lombardi, Florbela Espanca, Reijane Silva e outros. Horário: Entre 19h30 e 20h. Classificação: 12 anos
DIA 15 DE JANEIRO
Show musical Um Nó de Nós
Com Osvaldo e Banda
Classificação: Livre
DIA 21 DE JANEIRO
Show musical Projeto Cordas e Copos MBP. Com os músicos Eduardo Cachaça e Rogério Grillo
20 horas - Classificação: Livre
DIA 22 DE JANEIRO
Peça Teatral: Cinco Contra Um - Grupo Cultural Tupinambás
Texto: Marcos Moreira
Direção: Tonny Ferreira
O espetáculo procura provocar no público um olhar crítico sobre temas da atualidade, como violência contra a mulher, exclusão social, aborto e tecnologia através de personagens estereotipados. Horário: 20h - Classificação: 16 anos
25 de Janeiro
Mesa redonda: Cultura e Economia no Município de Lauro de Freitas
Convidado: Representante da Secretaria da Cultura do Governo do Estado da Bahia
Público alvo: Empresários, empresas locais e artistas
Horário: 19h
DIA 27 DE JANEIRO
Lançamento do CD “Viva Nordeste”
Show instrumental
20 horas - Classificação: Livre
DIA 26 DE JANEIRO
Show musical, com Jô Santana e Paulo Vizeu.
Repertório: Composições de Jô Santana, Paulo Vizeu e nomes consagrados da MPB. Terá acompanhamento musical. Nomes que serão divulgados posteriormente
Horário: 20 - Classificação: Livre
DIA 28 DE JANEIRO
Monólogo: Atormentado
Elenco: Renato Lima
Direção: Sandra Ribeiro
Figurino, cenário, maquiagem e luz: Renato Lima
Promoção: Instituto Cultural Camarim (INCUCA)
Horário: 20h - Classificação: 14 anos
De Todos os Lados. Show musical com Sandra Ribeiro e Elaine Cruz.
DIA 29 DE JANEIRO
Espetáculo teatral
Gaiola, Caçador de Solidão
Texto e direção Duzinho Nery
Monólogo com Léo Santics
Classificação: 14 anos
SESP instala 300
papeleiras na orla
Com sete quilômetros de praia, Lauro de Freitas vem recebendo turistas de todo Brasil. De Ipitanga à Buraquinho, com a chegada do verão as praias ficam lotadas e assim o acúmulo de lixo nas areias é frequente. Para amenizar esta situação a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) instalou 300 papeleiras distribuídas nas calçadas. A retirada do lixo está sendo feita no final do dia pela secretaria.
AGENDE-SE
23 DE JANEIRO (DOMINGO)
9ª CAMINHADA DOS GRUPOS CULTURAIS DE LAURO DE FREITAS
Saida Terraplac ao Largo do Caranguejo, 10h
Realizada há 9 anos pela Associação Garotos e Cia, a Caminhada dos Grupos Culturais de Lauro de Freitas sai da Terraplac, próxima à Estrada do Coco, em direção ao Largo do Caranguejo, no dia 23, domingo, a partir das 10h. O evento vai reunir o Bankoma, Bambolê, Azânia, Grupo de Baianas (Itinga), Comando Negro, K Swing, Zuart, Fanfarra e baianas de Itinga. O afoxé Filhos do Congo é o convidado especial deste ano. Mais informações: 71 81466069 begin_of_the_skype_highlighting 71 81466069 end_of_the_skype_highlighting / 71 88170411 begin_of_the_skype_highlighting 71 88170411 end_of_the_skype_highlighting
25 DE JANEIRO (TERÇA-FEIRA)
GGIM realiza o terceiro encontro COMAPRED
Auditório do GGIM, Centro, 9h
A Secretaria Nacional de Prevenção às Drogas (SENAD) por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Lauro de Freitas (GGIM) realiza o terceiro encontro do Conselho Municipal de Atenção e Prevenção às Drogas (COMAPRED), no dia 25, às 9h, no Auditório do GGIM, centro. O evento vai discutir as ações relacionadas ao uso indevido de álcool e drogas desenvolvidas no município.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Tel: 3288-8630 Fax: 3288-8764
www.transparencialaurodefreitas.ba.gov.br
Autor postado em 14/01/2011
Comentários
N�o h� coment�rios para esse Artigo!