A rodada de estreia do Baianão 2012 foi de encher os olhos do torcedor. 23 gols foram marcados em seis partidas. Uma média 3,8 por jogo. Os times do interior mostraram que estão a repetir a história de 2011. A dupla Ba-Vi passou sufoco e viu que não deve ter vida fácil no decorrer da competição.
Também não faltaram golaços. O mais bonito deles aconteceu na capital. Tácio do Atlético-BA acertou uma bomba do meio da rua para marcar o segundo gol do Carcará diante do Bahia. Confira os 23 gols da rodada de abertura do 107º Campeonato Baiano de futebol.

Em Salvador, no estádio de Pituaçu, o Bahia recebeu o Atlético de Alagoinhas. O Tricolor da capital passou sufoco para não sair de campo derrota diante de sua torcida.
O Caracará endureceu o jogo e esteve na frente do placar em duas oportunidades. No final, o Tricolor arrancou o empate. O 3 a 3 não agaradou ao treinador Joel Santana que disse que esperava mais da sua equipe. A equipe do interior comemorou o resultado.

Em Senhor do Bonfim, o Vitória também não teve vida fácil. O Rubro-Negro baiano sofreu pressão do Feirense. E por pouco não voltou para Salvador com a primeira derrota na bagagem. Apesar disso, o Vitória teve chances de ter uma melhor sorte. O experiente Lucio Flavio perdeu um pênalti.
No final, o Rubro-Negro voltou para Salvador com um ponto na tabela de classificação. Como já havia feito antes da bola rolar, o treinador Toninho Cerezo lamentou não ter a força máxima da equipe à sua disposição. Já o zagueiro Dankler prometeu mais trabalho para a próxima partida e destacou que é obrigação do Rubro-Negro vencer dentro de casa.

Atual campeão, o Bahia de Feira mostrou que está disposto a fazer história e buscar o inédito bi-consecutivo para um clube do interior. Com seis remanescentes do time campeão no ano passado, o Tremendão mostrou sua força e venceu, fora de casa, o Juazeiro. O destaque da partida foi o artilheiro João Neto. Na sua reestreia com a camisa da equipe feirense, o atacante marcou os três gols da vitória sobre a equipe juazeirense.

Em Itabuna, no estádio Luiz Viana Filho, o time da casa empatou com o Serrano em 1 a 1. A partida foi dura e com muitas jogadas ríspidas. O nervosismo da estreia parecia atrapalhar as equipes. No primeiro tempo, o Serrano jogou melhor, mas a partida não saiu do 0 a 0.
No segundo tempo, o Itabuna voltou mais ofensivo e se aproveitou da expulsão de Renilton. Com um homem a mais, o time casa chegou ao gol após o volante do Serrano, Joelson se atrapalhar com a bola e desviar para o próprio gol. Atrás no placar e em desvantagem, o Serrano não desistiu. Após uma cobrança de falta de Paulinho, a bola rebateu na defesa e sobrou para William Santos empatar o jogo para a equipe mongoió.

Em Vitória da Conquista, um jogo de muitos gols. O Bode sofreu, mas no último minuto venceu o Camaçari por 4 a 3. Mica abriu o placar para o Vitória da Conquista. Lucas empatou para o Camaçari. Um minuto depois, Cacá recolocou o Conquista em vantagem. Júnior empatou de novo para o time do Polo. Emílio marcou o terceiro do Conquista e Júnior, de novo, empatou a partida. No finalzinho, Carlinhos marcou o gol que deu números finais ao jogo.

Na última partida da rodada, o Flu de Feira ficou no empate com o Juazeirense. 1 a 1.Jogando dentro de casa, o Flu, sempre candidato a força do interior, não consegiu segurar o artilheiro Clodoaldo, que fez fama no futebol cearense. Irreverente como sempre, Clodoaldo aprontou na comemoração. Teve dancinha e tudo. O gol do Flu, que começou a partida em vantagem, foi marcado por Manu.
o próximo domingo, todos os doze clubes do campeonato voltam a campo. O Vitória recebe o Juazeiro, em Salvador. O Juazeirense recebe o Itabuna, enquanto o Serrano pega o Feirense. Camaçari e Fluminese, se enfrentam em Camaçari, enquanto Bahia de Feira e Bahia duelam em Feira de Santana. Atlético e Vitória da Conquista fecham a rodada.