Inaugurada, em Jaguarari, a 95ª quadra poliesportiva construída por meio da Sude

Nesta sexta-feira (20/1), foi inaugurada, em Jaguarari, distante 409 quilômetros de Salvador, a 95ª quadra poliesportiva construída na Bahia em parceria do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com os municípios, desde 2007. Além disso, outras três quadras foram reformadas e 70 estão em processo de construção em todo o Estado. Desta vez, a população do povoado de Catuni foi beneficiada e a solenidade de inauguração contou com a presença de centenas de pessoas. Em seguida, o equipamento foi utilizado pela primeira vez em uma partida de futsal entre equipes de garotos da comunidade.
Para o garoto Claudionor dos Santos Ferreira, de 11 anos, a satisfação de jogar pela primeira vez em uma quadra na sua comunidade era muito grande. “Eu jogava no campinho e já ganhei três medalhas em torneios da escolinha, mas agora estou achando que vai ser bem mais legal competir na quadra”, revela. Quem também não escondia a alegria era o morador de Catuni, Ademário Rodrigues da Silva. “Este equipamento chegou na hora certa e será bem aproveitado por todos da região, inclusive meus filhos e sobrinhos”, comemora.
A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, como o diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, Bobô, a diretora de operações da Sudesb, Maryluce Melo, e o prefeito de Jaguarari, Antônio Ferreira do Nascimento. “Na semana passada, inauguramos uma quadra no povoado de Juacema e assinamos para construção de uma pista de atletismo no distrito de Flamengo. Isto tudo é uma parceria do Governo do Estado, da diretoria da Sudesb, e da prefeitura local, visando proporcionar à juventude baiana algo a mais, melhorando seu futuro, enfrentando as drogas e a violência com a inclusão social. Com mais esta quadra, as crianças e os jovens poderão praticar atividades esportivas no contra turno escolar”, diz Bobô
O prefeito de Jaguarari, Antônio do Nascimento, agradeceu aos presentes e disse que espera contar com o apoio da população para a manutenção do novo equipamento esportivo, que, certamente, vai incentivar ainda mais a prática do esporte na formação da juventude da comunidade jaguarariense. A quadra poliesportiva tem tamanho padrão de 28 X 15m, alambrado e instalações elétricas, facilitando a utilização durante a noite.
Investimento em infra-estrutura - A falta de equipamentos esportivos de qualidade sempre foi uma das maiores queixas dos praticantes de esporte na Bahia e o Governo do Estado vem tentando reduzir essa carência com um número expressivo de obras. São 104 equipamentos construídos e outros 17 reformados em todo o Estado desde 2007, entre quadras poliesportivas, piscinas, estádios, campos de futebol, pistas de skate, praças de convivência e ginásios. Além de 81 em processo de construção. Seis piscinas semi-olímpicas já foram construídas: em Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim, Miguel Calmon, Guanambi, Irecê e Correntina. Outras estão sendo construídas em Serrinha, Lauro de Freitas, e mais duas em Salvador, sendo uma delas olímpica.
No ano passado, foram concluídos 24 equipamentos esportivos importantes para o desenvolvimento do esporte na Bahia, após construções realizadas em parceria pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, e os municípios. Foram 17 quadras poliesportivas simples, localizadas em: Banzaê, Brejões, Curaçá, Ipirá, Itiúba, Jaguarari, Macaúbas, Mundo Novo, Olindina, Poções, Presidente Dutra, Quixabeira, Senhor do Bonfim, Serra do Ramalho, Teofilândia, Várzea do Poço e Xique-Xique, e duas pistas de skate, em Santo Amaro e Senhor do Bonfim. Uma quadra coberta foi inaugurada em Pojuca. Já Correntina ganhou uma quadra coberta e uma piscina semiolímpica, que agora fazem parte de um Complexo Esportivo. Outra quadra coberta foi construída em Jaguarari, que também teve a conclusão de um campo de futebol. Além disso, outros quatro equipamentos foram melhorados. Em Senhor do Bonfim foi realizada a instalação do sistema de iluminação elétrica de duas outras quadras poliesportivas, que já existiam, enquanto em Ribeirão do Largo foi concluída a reforma do estádio municipal Eli Teixeira. Em Serrinha, um ginásio foi reformado, para felicidade da população.
Ginásio na capital - Enquanto isso, outros 98 equipamentos seguem em processo de execução, incluindo estádios de futebol, campos de futebol, praças de convivência, pistas de skate, piscina, e quadras poliesportivas. Além do ginásio poliesportivo de Cajazeiras, que terá dimensões oficiais para a prática dos principais esportes de quadra, como futsal, basquete, vôlei e handebol. Sendo construída pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), a obra, que é uma iniciativa da Sudesb, segue em ritmo acelerado. A previsão, segundo a fiscalização da Sucab, é de que o ginásio poliesportivo fique pronto no primeiro semestre deste ano.
Ileana Brito – direto de Jaguarari
Ascom/Sudesb
20.01.2012
Autor: ,postado em 23/01/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia