Árbitro da Copa-2002 é condenado a mais de 5 anos de prisão

O árbitro chinês Lu Jun, que apitou o jogo de despedida de Zagallo da seleção brasileira em 2002, foi condenado a cinco anos e meio de prisão por aceitar subornos para manipular resultados de partidas no futebol chinês em 2003, entre eles um no qual o ganhador da temporada, o Shanghai Shenhua, venceu por 4 a 1.
Lu Jun é uma das pessoas acusadas de corrupção no futebol chinês. Ele foi condenado por ter aceito US$ 128 mil (o equivalente a R$ 220 mil) para manipular o resultado de sete partidas da liga chinesa.
Primeiro árbitro chinês a apitar em Jogos Olímpicos e em uma Copa do Mundo --2002--, já foi apelidado de "apito de ouro". Ele recebeu por duas vezes o prêmio de árbitro do ano da Confederação Asiática de Futebol.
No Mundial de 2002, ele comandou o duelo em que a Polônia venceu os Estados Unidos por 3 a 1.
No fim de 2011, o árbitro admitiu ter recebido propina para arranjar resultados de disputas da liga chinesa. A confissão ocorreu durante seu primeiro comparecimento diante dos tribunais.
No depoimento, o árbitro relatou que na partida que apitou do Shanghai Shenhua o suborno foi entregue pelo então diretor do comitê de árbitros, Zhang Jianqiang, outro dos principais envolvidos no escândalo.
O Shanghai Shenhua contratou no final de 2011 o francês Nicolas Anelka, que assinou contrato por dois anos.
Autor: ,postado em 18/02/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia