Cidade de Retirolândia recebe o Projeto Caravana do Lazer da Sudesb

A cidade de Retirolândia, distante 227 quilômetros de Salvador, recebe o projeto itinerante da Sudesb, Caravana do Lazer. Os retirolandenses participam durante três dias de atividades intensas. Neste sábado (17/3) continua o curso de capacitação dos multiplicadores de lazer, iniciado nesta sexta-feira (16/3) na Associação Cultural Itatiaia. E no domingo (18/3), fechando as atividades, acontece o Dia de Lazer.
O curso vem reunindo cerca de 40 participantes da cidade e da zonal rural, como Fazenda Alto do Camilo, povoado da Jibóia e povoado Contador. Entre os presentes, educadores, conselheiros tutelares, representantes de associações comunitárias, presidentes de ligas esportivas e outros. Para a conselheira tutelar de Retirolândia e estudante universitária do curso de Serviço Social, Elisangela Lopes de Andrade, o que está sendo aprendido na capacitação da Sudesb não vai ser aproveitado só no final de semana, mas é um aprendizado para se aplicar para vida toda. "A gente trabalha com crianças e com certeza esta iniciativa vai nos ajudar a organizar e preparar eventos com as nossas crianças principalmente da zona rural", analisa.
Durante os dois dias de capacitação, entre os temas abordados estão; o resgate do lazer, através da ludicidade na comunidade; organização de eventos culturais, recreativos de esporte e lazer; organização de competições esportivas e de lazer; reciclagem e adaptação para a realização de jogos recreativos, entre outros temas. Já o Dia do Lazer é a parte final do curso, onde os agentes capacitados vão colocar em prática, tudo aquilo que aprenderam em sala de aula.
Segundo o presidente da comissão de educação e lazer do município, Marinaldo Maciel, a vinda da Caravana do Lazer é de grande importância para o município na contribuição com a comunidade através dos ensinamentos deste curso para a realização de atividades esportivas, culturais e sociais. "Desenvolvemos o futebol de campo e de salão no nosso município e este projeto só vem fortalecer o social, o esporte e o lazer" disse.
O Projeto Caravana do Lazer favorece as cidades que possuem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além de capacitar agentes de lazer, beneficia as crianças das cidades visitadas e também as da zona rural. Entre as diversas atividades oferecidas para a garotada está a cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, oficinas de reciclagem, desenho e pintura, além de jogos educativos, como ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, brincadeiras como pula corda, corrida de saco, ovo na colher e outras.
Ileana Brito DRT - 1114 - Direto de Retirolândia (Ba)
Ascom-Sudesb
16.03.2012
Autor: ,postado em 18/03/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia