Brasileiros saem na liderança no evento esportivo em Búzios

Principal evento internacional da Veja Jovem, o Mundial da Juventude está agitando as praias de Búzios (RJ) durante esta semana. O evento reúne mais de 400 velejadores de 62 países na cidade do litoral fluminense que foi palco do primeiro título das bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze, em 2009. Patrocinada pelo Grupo Energisa com R? 540 mil via Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro, a Equipe Brasileira de Vela Jovem saiu na liderança no primeiro dia de regata, realizado nesta segunda-feira (11). Vale destacar o desempenho da promissora dupla do 420 feminino formada por Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, que venceu as duas regatas do dia e saiu na liderança do campeonato feminino na classe.
Na 420 mista, mais um resultado positivo com Lucas Freitas e Victoria Back em quarto lugar, enquanto os italianos Quan Cardi e Mattia Tognocchi lideram. ''Hoje tivemos um ótimo dia, com condições bem difíceis, bastante ondas, um vento mais fraco e a competição muito forte, mas conseguimos conquistar todas as nossas expectativas. E queremos seguir assim'', contou Victoria Back. Na classe 29er, os catarinenses Guilherme Menezes e Fernando Menezes abriram o Mundial da Juventude em segundo lugar na tabela após três provas. Os atletas estão atrás apenas dos franceses Karl Devaux e Hugo Revil.
Composta por 13 atletas, a equipe brasileira mostrou que quer fazer bonito na competição conhecida por revelar campeões olímpicos, pan-americanos e mundiais como Robert Scheidt, Martine Grael, Kahena Kunze e Ricardo Winicki. O time passou por um camping de treinamento da CBVela realizado semanas atrás na mesma raia do mundial, e está com a expectativa alta para as mais de 140 regatas que compõem o Mundial. Os resultados gerais do torneio podem ser conferidos neste link.
Resultados da Equipe Brasileira de Vela Jovem em 11/12:
420 Open: Lucas Freitas e Victoria Back - 4º
420 feminino: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel - 1ª
29er masculino: Guilherme Menezes e Fernando Menezes - 2º
29er feminino: Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira - 21ª
Nacra 15: Alex Kuhl e Alexia Buuck - 9º
ILCA 6 masculino: Felipe Fraquelli - 5º
ILCA 6 feminino: Valentina Roma - 11ª
Kitesurf masculino: Lucas Fonseca - sem regata
iQFoil feminino: Sofia Rocha - 17ª
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022. Também patrocinado pelo Grupo Energisa, o projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Autor: ,postado em 14/12/2023
Comentários
Não há comentários para essa notícia