Retrospectiva 2023: Brasil fecha 2023 com 20 medalhas em Campeonatos Mundiais

O ano de 2023 vai terminando e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem muitos motivos para comemorar. Ao longo da temporada, foram 20 medalhas em Campeonatos Mundiais ou competições equivalentes de dez diferentes modalidades, considerando as provas que estão no programa de Paris 2024.
“2023 foi mais um ano positivo para o esporte olímpico brasileiro. As conquistas em campeonatos mundiais refletem a qualidade do trabalho em conjunto desenvolvido pelo Comitê Olímpico do Brasil e as confederações. Entramos agora no último ano deste ciclo olímpico otimistas e motivados para um grande desempenho de nossos atletas em Paris 2024”, afirmou Paulo Wanderley, Presidente do COB.
Ao todo, foram quatro ouros, sete pratas e nove bronzes em campeonatos mundiais.
Puxada pelo talento de Rebeca Andrade, a ginástica artística foi o grande destaque com seis pódios, entre eles a inédita prata por equipes. Rebeca também foi coroada com o ouro nos saltos, prata no individual geral e solo e bronze na trave. Já Flavinha Saraiva conquistou sua primeira medalha em mundiais, o bronze no solo.
A radicalidade do skate street e do surfe também garantiram troféus de campeões para o Brasil em 2023, respectivamente com Rayssa Leal e Filipe Toledo.
Vieram do skate park outras duas medalhas de prata, com Augusto Akio, e Luigi Cini, e um bronze com Pedro Barros.
O boxe do Brasil teve duas medalhas em 2023. Bia Ferreira conquistou a bicampeonato na categoria até 60kg e Wanderson Oliveira foi bronze no médio ligeiro (-71kg). No judô, foram dois bronzes, com Beatriz Souza e Rafael Silva.
A dupla de vôlei de praia Ana Patrícia e Duda teve uma excelente temporada, terminando o mundial da modalidade como o vice-campeonato.
Caio Bonfim, na marcha atlética, e Maria Clara Pacheco, no taekwondo, também subiram ao pódio, com a terceira colocação em seus respectivos mundiais.
Outro que se destacou em 2023 foi Marcus D´Almeida, que conquistou a medalha de bronze no Mundial de Tiro com arco e terminou o ano na liderança do ranking mundial do recurvo.
O COB considerou em seu levantamento os dois mundiais por categoria no skate realizados em 2023.
Em 2022, o Brasil conquistou 23 medalhas em Campeonatos Mundiais.
Além de modalidades com tradição de medalhas, o atual ciclo vem mostrando a ascensão de outras, como o próprio tiro com arco, além do tênis de mesa, canoagem slalom e da ginástica rítmica, que chegou bem próxima de uma medalha mundial inédita.
“Os resultados dos mundiais em 2023 nos deixam satisfeitos e servem como bons parâmetros do cenário atual, mas sabemos o nosso foco da preparação e do planejamento é no objetivo principal que são os Jogos Olímpicos de Paris. Nesse que é o ciclo olímpico mais curto da história, tivemos a confirmação do bom momento de alguns de nossos principais nomes, novas modalidades se destacando e jovens atletas com um futuro promissor pela frente despontando. Um dos nossos grandes objetivos é que a gente tenha um maior número de modalidades com medalhistas para aumentar o leque de possibilidades em grandes competições. Temos algumas novas modalidades muito próximas de chegar a uma medalha olímpica. Entraremos agora no ano olímpico com muita confiança e pensando em todos os detalhes para oferecer a melhor preparação para que nossos atletas cheguem no melhor de suas performances nos Jogos Olímpicos”, comentou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.
Confira todas as medalhas do Brasil em Campeonatos Mundiais em 2023
Ouro
Beatriz Ferreira – boxe
Filipe Toledo - surfe
Rayssa Leal - skate street
Rebeca Andrade – ginástica artística (saltos)
Prata
Ana Patrícia e Duda – vôlei de praia
Augusto Akio - skate park
Equipe feminina – ginástica artística
Luigi Cini – skate park
Rayssa Leal - skate street
Rebeca Andrade - ginástica artística (individual geral)
Rebeca Andrade - ginástica artística (solo)
Bronze
Beatriz Souza – judô
Caio Bonfim – atletismo (marcha atlética)
Flávia Saraiva – ginástica artística (solo)
Maria Clara Pacheco – taekwondo
Marcus D´Almeida – tiro com arco
Pedro Barros – skate park
Rafael Silva – judô
Rebeca Andrade – ginástica artística (trave)
Wanderson Oliveira – boxe
Autor: ,postado em 17/12/2023
Comentários
Não há comentários para essa notícia