×

Apesar do MorumBis, Brasil segue atrasado no assunto naming rights


Apesar do MorumBis, Brasil segue atrasado no assunto naming rights

Aquele que foi o palco das glórias do passado do São Paulo passará ser uma espécie de nova fábrica de chocolates. A diretoria tricolor aderiu ao movimento dos arquirrivais Corinthians e Palmeiras e de Athletico-PR e Atlético-MG ao negociar os namings rights do Estádio Cícero Pompeu de Toledo com a empresa do ramo alimentício Mondelez e rebatizá-lo de MorumBis, em referência ao doce e um dos carros-chefes da companhia. Mas a onda surfada pelos quatro clubes, mais o Bahia, que joga sob concessão pública na Itaipava Arena Fonte Nova, ainda é tímida em comparação a outros países.

O acordo costurado pelo São Paulo para receber R$ 75 milhões pelos três anos de cessão do nome do estádio é um negócio consolidado na terra natal da Mondelez. Sede da próxima edição da Copa América, de 20 de junho a 14 de julho, os Estados Unidos são especialistas no assunto. Todos os 14 estádios reservados para o torneio entre as seleções das Américas do Sul, do Norte e Central têm uma marca estampada na fachada do estádio.

PUBLICIDADE

O Allegiant Stadium, em Las Vegas; o Bank of America Stadium, na Carolina do Norte; o Children's Mercy Park, no Missouri; o Exploria Stadium, na Flórida; o Q2 Stadium, no Texas; e o State Farm Stadium, no Arizona, receberão jogos do torneio. O AT&T Stadium (Texas), o GEHA Field at Arrowhead Stadium (Missouri), o Hard Rock Stadium (Flórida), o Levi's Stadium, o SoFi Stadium (ambos na Califórnia), o Mercedes-Benz Stadium (Georgia), o MetLife Stadium (Nova Jersey) e o NRG Stadium (Texas) também estenderão o tapete verde para as 16 seleções das Américas e, de quebra, sediarão partidas da Copa do Mundo de 2026, em colaboração com México e Canadá.

Em 2020, o ex-vice de marketing do Fluminense Idel Halfen realizou mapeamento sobre o fenômeno dos naming rights na terra do Tio Sam. O especialista considerou as arenas utilizadas para espetáculos da NBA (basquete), WNBA (basquete feminino), NFL (futebol americano), NHL (hóquei), MLB (beisebol) e MLS (futebol masculino). Foram constatados que 112 das 139 praças esportivas aderiram ao modelo de negócio. Ou seja, 81%. Empresas do ramo financeiro, bens de consumo, serviço e varejo são as que mais injetam dinheiro nas instituições esportivas dos EUA.

Em janeiro, o Los Angeles FC, da MLS, comemorou acordo recorde envolvendo naming rights no futebol norte-americano A franquia da Califórnia cedeu espaço na casa própria ao banco BMO por US$ 100 milhões (cerca de R$ 520 milhões na cotação da época) em contrato de 10 anos. Com capacidade para 22 mil pessoas, passou a se chamar BMO Stadium.

Autor: ,postado em 27/12/2023


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade