Corrida ambiental: Stock Car 2024 tem coleta e destinação correta do óleo lubrif

Maior evento do automobilismo brasileiro, a Stock Car Pro Series renova sua parceria com a Lwart Soluções Ambientais e terá novamente, em 2024, coleta segura e responsável de todo o óleo lubrificante usado pelos carros das equipes, em todas as etapas. Além da coleta, o resíduo passará por um processo de reciclagem, conhecido como rerrefino, e voltará para o mercado em forma de óleo básico de alta performance, formando um ciclo completo de economia circular. A primeira etapa da categoria está agendada para o dia 3 de março, no Autódromo de Goiânia (GO).
O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um vilão ambiental que está presente em motores de automóveis, além de diversas indústrias. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado nas fontes geradoras como postos de combustíveis, oficinas, super trocas de óleos e indústrias, e destinado para a reciclagem por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível. Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.
A Lwart Soluções Ambientais, coletora oficial da Stock Car, é uma empresa 100% brasileira que tem em seu DNA a transformação de resíduos. Em 2023, cerca de 1,7 mil litros foram coletados ao longo da temporada da categoria e passaram pelo processo de rerrefino na fábrica da empresa localizada em Lençóis Paulista (SP), uma das mais modernas do mundo.
Autor: ,postado em 29/02/2024
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