Para manter a fama de vencedor

Atual campeão do Torneio Início e do Baiano, o Bahia de Feira já fechou o elenco que irá disputar a temporada 2012. O Torneio Início acontecerá num domingo antes da estreia do estadual, que será contra o Juazeiro, no dia 18 de janeiro (quarta-feira), fora de casa. O grupo se reapresentou no dia 6 de dezembro, com seus reforços Dionatan, goleiro que veio do Ceará, o atacante Rômulo da Ponte Preta, os laterais-direito Tiago Granja (Guarany de Sobral) e Wellington (pertence ao Santos e estava no Icasa), além do volante Carlos (Sampaio Corrêa) e do ex- meia-atacante do Vitória e Seleção Brasileira Jackson, que estava no ABC de Natal.
Além dos novatos, os ex-jogadores do time que tem suas carreiras gerenciadas pela empresa do presidente do clube também estão treinando no Centro de Treinamentos Ribeirão, para manter a forma. O meia Janderson (Internacional), o volante do Bahia Diones, o goleiro Jair, recém-contratado pelo Joinville, além de Bruninho (atualmente no Cruzeiro) e do autor do gol do título baiano, João Neto (Portuguesa).
O presidente do Bahia de Feira, Tiago Souza, sabe das dificuldades que deverá encontrar e deixa o favoritismo para as equipes da capital. “Nenhum time do interior pode ter a audácia de dizer que vai ganhar o Baiano, pois a diferença de orçamento é muito grande. Nossa meta no ano que vem é terminar entre os três primeiros colocados”, explica. O time de Feira de Santana teve prejuízo por ser eliminado na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. “É muito gasto, se essa fórmula não mudar a gente não vai disputar mais”, disse o dirigente.
Como o estadual do ano que vem reservará três vagas para a Copa do Nordeste de 2013, a meta do time feirense é chegar entre os três primeiros colocados, o que também pode garantir vaga na Série D, além de Copa do Brasil 2013.
De olho na estreia da Copa do Brasil
A Associação Desportiva Bahia de Feira vive seu melhor momento em 74 anos de história. Desde que se sagrou campeão da Segunda Divisão do Campeonato Baiano, em 2009, o clube não parou mais de surpreender e disputará no ano que vem, pela primeira vez, uma Copa do Brasil. No entanto, o duelo contra o Aquidauanense, também debutante no torneio, só acontecerá no dia 7 de março, no interior do Mato Grosso do Sul. O presidente do time baiano, Tiago Souza, confessa que ainda não conhece o adversário.
“Não conhecemos nada sobre o Aquidauanense, mas o jogo é só em março, vamos esperar pelo começo do estadual deles para estudá-los”, disse Tiago, que gostou de estrear fora de casa no torneio. “Se fizermos uma vantagem de mais de dois gols a gente elimina o jogo de volta”, explica.
Dos oito times baianos que já disputaram a Copa do Brasil, apenas Bahia, Vitória, Fluminense de Feira e Camaçari já conseguiram passar da primeira fase. Enquanto o Bahia nunca passou das quartas de final, o Vitória foi finalista no ano passado, porém, os únicos times do interior a conseguir passar de fase foram o Fluminense de Feira em 1991, quando eliminou o Goiânia (eliminado depois pelo Grêmio) e o Camaçari, que eliminou o Paraná Clube em 1999 (eliminado pelo Internacional posteriormente).
O Juazeiro, em 2002, e a Catuense em 2004 até resistiram ao primeiro jogo, contra o Confiança de Aracaju e o Atlético Mineiro, respectivamente, mas foram goleadas fora de seus domínios. Já o Poções, em 2000 contra o Coritiba, e o Colo Colo em 2006, enfrentando o Atlético Mineiro, levaram mais de dois gols de diferença em casa e deram adeus à competição logo na estreia. O Bahia de Feira não correrá esse risco, pelo contrário: poderá entrar para a história como o primeiro time do interior baiano a se garantir na segunda fase em apenas uma partida.
Autor: ,postado em 26/12/2011
Comentários
Não há comentários para essa notícia