Marta perde a Bola de Ouro para japonesa

Eleita cinco vezes como melhor do mundo, a atacante Marta perdeu sua hegemonia para a japonesa Homare Sawa, escolhida ontem pela Fifa como o principal nome no futebol feminino em 2011. Sawa teve 28.51% dos votos. A brasileira terminou na segunda colocação (17,28%); a americana Abby Wambach foi a terceira (13,26%).
É a primeira vez na história que o prêmio de melhor jogadora de futebol do mundo fica para uma atleta da Ásia. A indicação quebra a hegemonia de Estados Unidos, de Mia Hamm (2001 e 2002); Alemanha, de Birgit Prinz (2003 a 2005) e Brasil, de Marta (2006 a 2010).
A atleta japonesa, que compareceu à festa da Bola de Ouro de quimono, também foi considerada a principal atleta da seleção do Japão campeã da Copa do Mundo da Alemanha, disputada entre 26 de junho e 17 de julho do ano passado. Aos 33 anos, a meia-atacante terminou o torneio como artilheira da competição, com cinco gols, superando Marta em um tento, além de ter sido escolhida Bola de Ouro do Mundial.
Marta não teve a mesma sorte. Depois de um ano de pouco brilho, a brasileira não conseguiu brilhar no torneio na Copa, torneio mais importante do futebol feminino. Foi campeã e artilheira do Campeonato Norte-Americano pelo Western New York Flash. Sua participação, no entanto, foi considerada abaixo do esperado. No momento decisivo para a Seleção Brasileira, ela esteve apagada e o Brasil acabou eliminado nas quartas de final.
Autor: ,postado em 10/01/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia