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Grupo de trabalho discute gestão do metrô em salvador


Grupo de trabalho discute gestão do metrô em salvador

A terceira reunião do Grupo de Trabalho (GT) que discute a gestão do metrô de Salvador realizada, nesta quarta-feira (16), na Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), tratou da abordagem técnica do estágio atual das obras, as próximas etapas e o modelo operacional do sistema. 

 Constituído pelo prefeito João Henrique, o grupo, integrado por representantes das secretarias da Fazenda (Sefaz), do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), colocou em pauta, mais uma vez, a integração da mobilidade urbana na capital. Presentes no encontro, técnicos da Companhia de Trens Urbanos (CBTU) e da Companhia de Transportes de Salvador (CTS) levantaram dados da primeira linha do Metrô Salvador Lapa/Acesso Norte, com extensão de 6,6 quilômetros e cinco estações. 
 
No encontro, foi divulgado que o primeiro trecho da obra está quase 100% concluído. Com previsão inicial para ter mais de 12 quilômetros e oito estações de integração rodoviária, a alternativa de aderir aos moldes de uma Parceria Público-Privada (PPP) ainda não é descartada, e faz com que técnicos incluam na pasta a tendência de projetar o metrô em direção a Cajazeiras.
 
O secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, afirmou que a condição básica para resolver os problemas de mobilidade urbana na cidade é a integração “física, operacional e financeira”. E que seu posicionamento, em relação à criação de uma empresa estadual de metrô, está atrelado às experiências de sucesso de outras regiões. “Atualmente, o nosso estado não participa da gestão do metrô nem da mobilidade urbana. Defendo que a empresa não absorva recursos do Tesouro e tenha sustentabilidade e capacidade financeira para operacionalizar o sistema”, explica Martins. 
 
O presidente da Conder, Vitor Villas Boas, disse que o foco do GT é pensar o sistema ferroviário de Salvador visando o atendimento e melhoria do serviço de transporte, o que reflete na qualidade de vida da população. “Expandimos essa análise e interpretamos que a discussão deve englobar todos os modais de transporte. O objetivo é perceber como o Governo do Estado pode contribuir e participar com a Prefeitura”.
 
Representando a Prefeitura, o vice-prefeito Edvaldo Brito declarou que a PPP é considerada fundamental. No entanto, disse que nada existe de concreto. “Esse assunto ainda é debatido e objeto de análise. O aspecto jurídico-financeiro deve presidir esta temática quando falamos da integração de modais”.

Autor postado em 17/03/2011


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