"Era Guidetti" na seleção brasileira tem início nesta terça-feira. Anunciado como técnico do time masculino de basquete no mês passado, César Guidetti comandará o time pela primeira vez em amistoso contra Camarões, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, às 21hs. Na quarta-feira, os dois times voltam a se enfrentar. Os jogos são preparatórios para a Copa América, que tem início no dia 25 de agosto, que será a primeira competição de Guidetti no comando.
Nenhum dos 19 jogadores convocados esteve na Olimpíada do Rio. Pivô da equipe, João Paulo Bautista, de 35 anos, é um dos atletas mais experientes. Com a seleção, ele foi campeão na Copa América em 2009 e, agora, espera passar a experiência para os mais jovens.
A equipe de Camarões tem pouca tradição no basquete. No último Campeonato Africano, em 2015, o time ficou em nono lugar. É a 52ª colocada no ranking mundial e jamais participou de um Campeonato Mundial. Os camaroneses chegaram ao Brasil na última sexta-feira, para um período de 22 dias de treinos e intercâmbio. O técnico Jean Claude Ntep acredita que este intercâmbio deixará seus jogadores mais preparados para a Copa Africana de Nações, que será realizada em setembro, na Tunísia.
- Estamos procurando a melhor preparação para a Copa Africana. Estamos certos que estes treinamentos nos desenvolverão muito e promoverão um ótimo intercâmbio. Jogar no mesmo ambiente da competição, com grande público e vibração da torcida. Muita adrenalina - disse Jean Claude Ntep.
O último treino da equipe no interior paulista é na quinta-feira. No fim de semana, jogam, na Argentina, um torneio preparatório que contará também como Uruguai e Colômbia.
O armador George de Paula, que está muito perto de jogar na NBA, afirmou que a equipe se entrosou logo nos dias iniciais porque os atletas já se conhecem. Jogando com a camisa do Brasil desde a seleção de base, ele acredita que o time está preparado para ir bem nos testes iniciais.
- Todo mundo chegou (aqui) bem fisicamente, todo mundo se preparou antes. A maioria dos jogadores já jogou junto então o entrosamento aconteceu em dois, três dias. Todo mundo já sabe as características um do outro. Então, o time está bem forte também por causa isso. É uma honra fazer parte dessa Seleção. É um sonho bem antigo desde que eu comecei a jogar. Toda experiência internacional é boa para os jogadores. Eu venho aprendendo isso desde os 17 anos quando fiz parte da seleção de base. Jogar contra uma seleção atlética, principalmente, faz a gente forçar a nossa defesa e se manter sob controle em cima deles – declarou.
Convocados
Davi Rossetto de Oliveira – armador – 23 anos – 1m80 – Basquete Cearense
Alexey Thiago Pereira Borges – armador – 21 anos – 1m88 – Franca
Fúlvio Chiantia de Assis – armador – 35 anos – 1m86 – Vasco da Gama
Arthur Pecos Fernandes – armador – 22 anos – 1m84 – CR Flamengo
George Lucas Alves de Paula – armador – 21 anos – 1m96 – Houston Rockets (EUA)
Deryk Evandro Ramos – ala – 23 anos – 1m85 – Brasília
Jimmy Dreher de Oliveira – ala – 27 anos – 1m90 – Mogi das Cruzes
Danilo Fuzaro Siqueira – ala – 23 anos – 1m95 – Minas Tênis Clube
Leonardo Simões Mendl – ala – 24 anos – 2m00 – Franca
Lucas Dias da Silva – ala/pivô – 22 anos – 2m07 – Paulistano
Arthur Henrique Stela Bernardi – ala/pivô – 27 anos – 2m07 – Caxias do Sul
Antonio Elpídio Ferreira Júnior – ala/pivô – 23 anos – 2m00 – Franca
Gemerson da Silva Barbosa – ala/pivô – 24 anos – 2m02 – EC Pinheiros
Bruno Fernandes Correa Cabloco – ala/pivô – 21 anos – 2m02 – Toronto Raptors (Canadá)
Renan Santos Lenz – pivô – 26 anos – 2m06 – Bauru
Lucas Fernandes Mariano – pivô – 23 anos – 2m07 – Brasília
Rafael Ferreira de Sousa – pivô – 29 anos – 2m09 – Franca
Wesley Alexandre Sena da Silva – pivô – 21 anos – 2m11 – Mogi das Cruzes/
João Paulo Lopes Batista – pivô – 35 anos – 2m06 – CR Flamengo