Alagoano fura o quali e disputa, no 33º Bahia Juniors Cup, seu primeiro torneio

A 33ª edição do Bahia Juniors Cup, a maior competição juvenil do Norte/Nordeste, é palco de grandes histórias e realizações para meninos e meninas no esporte e neste domingo o jovem Raí Araújo, de 16 anos, viveu o sonho de se classificar pela primeira vez para a chave principal de um torneio mundial ao passar o qualificatório do evento Grau 3 em pontuação, terceiro mais valioso do país que é jogado no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA).
A história de Raí é diferente da maioria dos jogadores que iniciam suas trajetórias no esporte. Natural de Maceió (AL), tem origem humilde, seu pai, Jair, é feirante, mata porcos para poder vender e tirar seu sustento e sua mãe Célia, que se mudou para São Paulo, trabalha na academia Tie-break de seu tio José como empregada doméstica e cozinheira. Conheceu o esporte através de seu tio e foi acolhido pelo Clube Paineiras na capital paulista, para, sem custos, oferecer o suporte necessário para seguir seu desejo no esporte.
"Meu pai trabalha vendendo carne na feira, com animal, mata porcos e vende na feira, eu vim pra cá, meu pai ficou em Maceió, a maioria da minha família lá trabalha com isso. A irmã do meu tio foi pra Maceió, ela trabalhava na Tie-break e meu tio me apresentou o esporte e ensinou a jogar tênis, daí nunca mais parei. Não tenho grana, é complicado, sei que preciso trabalhar muito, mas seu que uma hora as portas se abrem não é ? Trabalhar firme que uma hora vai", destacou Raí que não fosse a ajuda de seu tio e vários professores e técnicos do clube onde treina não teria a chance de disputar o evento na capital bahiana. Foi feito uma vaquinha para viabilizar a vinda do atleta.
"Conhecendo a história do Raí vimos que ele merece, é um batalhador, que vem lutando pelas coisas, fazendo por onde. Como todo menino que vem de baixo sem condições financeiras boas tem que ter ajuda, nos reunimos com os treinadores e o tio dele da Tie-break para todo mundo ajudar e viabilizar a vinda dele pra cá, ele tem o apoio do Paineiras em treinamento e ajudamos com hotel, é um menino que batalha muito, tem o sonho de ser profissional e tem um grande futuro pela frente, problemas são viagens e custos", apontou o treinador Leonardo Nakahara.
"É difícil grana, decidi em cima da hora que viria pra cá, estava sem dinheiro, os caras me ajudaram, Paineiras, a Tie-break e consegui e estou na chave, estou muito feliz", comemorou o menino que terá a chance de marcar seus primeiros pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis. Ele passou o quali derrotando na final João Pedro Guariente por 7/5 6/1 neste domingo.
"Foi muito bom, joguei bem, firme, primeiro set ele jogou bem, saca bem, bons golpes, consegui fechar 7/5, segundo ele deu uma cansada. Estou bem feliz, torneio forte aqui na Bahia, minha primeira chave principal de um ITF".
As chaves principais das categorias 18 anos mundial com pontuação Grau 3 e 16 a 14 anos (Cosat, Sul-Americano) serão sorteadas até o fim da tarde deste domingo e começam na segunda-feira, dia 25, a partir das 9h (a programação será enviada mais tarde). A categoria 12 anos, com pontos pro ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis, larga na quarta-feira, dia 27.
O torneio tem atletas do Brasil, Argentina, Chile, Canadá, Bolívia, Suíça, Estados Unidos, Peru e Portugal.
Tradição de revelar grandes talentos. Gustavo Kuerten já disputou torneio e fez final contra baiano - O Bahia Juniors Cup tem tradição de revelar grandes talentos do esporte do país. Pelo evento, que acontece desde 1985, já passaram nomes como Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos derrotando no terceiro set o baiano Duda Catharino Gordinho, Fernando Meligeni, Teliana Pereira, o atual número 1 do mundo e campeão de Wimbledon, Marcelo Melo Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, entre outros.
Ano passado os dois campeões foram brasileiros, Thiago Wild e Thaísa Pedretti, e fizeram bons papeis nos Grand Slams em 2017. Wild fez quartas em Roland Garros, ganhou importante torneio na Itália, em Santa Croce, e fez semi de duplas do US Open se consolidando entre os 20 melhores juniores do planeta e Pedretti passou rodada em Wimbledon entrando no top 50 da categoria. Participante em 2015, Felipe Meligeni foi campeão de duplas do US Open ano passado e campeão Sul-Americano na Argentina, e hoje já soma seus primeiros pontos no profissional assim como Wild e Pedretti.
Resultados deste Domingo (24/09):
Rodada Final do Quali - 18 anos
Rai Araujo (BRA) 2x0 João Pedro Guariente (BRA) 7/5 6/1
Miguel Froelich (BRA) 2x0 João Velloso (BRA) 6/3 6/4
Lucas Gessner (BRA) 2x0 Matheus Correa (BRA) 6/3 6/4
Pedro Batistella (BRA) 2x0 Danilo de Souza (BRA) 6/4 6/2
A 33ª edição do Bahia Juniors Cup Bahia Juniors Cup conta com os patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb e da Construtora Moura Dubeux e apoio da Gatorade e Águas Meleva. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.
Serviço:
Quando: 23 até 30 de Setembro
Onde: Clube Bahiano de Tênis
Endereço: R. Oito de Dezembro, 525 - Barra, Salvador - BA
Entrada Gratuita
Horário de Início de Segunda até Quinta-Feira: 9h
Rodada Noturna a partir das 18h a partir de segunda-feira, dia 25
Autor: ,postado em 25/09/2017
Comentários
Não há comentários para essa notícia