×

Baiano Natan Rodrigues supera cansaço, vence na estreia do 33º Bahia Jrs Cup


Baiano Natan Rodrigues supera cansaço, vence na estreia do 33º Bahia Jrs Cup

Um dia inteiro de viagem de Budapeste, na Hungria, onde disputava o Mundial de 16 anos pelo Brasil, a Copa Davis juvenil, e Natan Rodrigues, que chegou apenas na manhã desta terça-feira em Salvador (BA), descansou somente duas horas, mas conseguiu encaixar seu melhor tênis para vencer na estreia da categoria mundial da 33ª edição do Bahia Juniors Cup, maior competição juvenil do Norte/Nordeste, evento Grau 3 em pontuação para da Federação Internacional de Tênis. O torneio é o terceiro mais valioso do país e disputado no Clube Bahiano de Tênis. A entrada do público é gratuita no evento.

A jovem de apenas 15 anos, que recentemente marcou seus primeiros pontos no ranking mundial na Argentina, derrotou o parceiro de duplas, Bruno Oliveira, por um duplo 6/1 no início da noite desta terça-feira na lotada quadra 1, a principal do clube que encerra no torneio a celebração de seu Centenário.

"Foi cansativo sim, não posso negar, difícil dormir no avião, pouca coisa, cheguei 10h30, dormi umas duas horas, mas esqueci isso, conversei com meu técnico sobre a tática que deveria usar, meu maior mérito foi esquecer esse negócio de viagem, consegui impôr meu jogo para sair com a vitória. Consegui adminisrar bem a ansiedade de uma estreia aqui em casa, a mudança do piso do saibro para duro, estou acostumado a jogar aqui, nível do mar, consegui treinar bem 40 minutos antes do jogo, senti bem a bola, venho sentindo bem a bola desde o Mundial", destacou o tenista: "Foi muito bom ter esse público, esse apoio de amigos, família, presidente da Federação Baiana (Duda Catharino), sócios do clube é gratificante".

Natan enfrenta nesta quarta-feira nas oitavas de final o quinto favorito, o argentino Facundo Tumosa que derrotou o brasileiro Danilo di Pauli pelo mesmo placar. A partida acontece não antes das 16h30: "Canhoto, da escola argentina, o conheço, é agressivo, ele é favorito. Mas vou montar uma boa tática pra fazer um bom jogo e buscar essa vitória", finalizou o jogador campeão na categoria 14 anos em 2015 e que joga seu primeiro evento pelo ranking mundial no Brasil e justo em sua terra natal.

Depois da boa vitória na estreia na noite de segunda-feira, a baiana Maria Menezes, que treina no Clube Bahiano de Tênis, foi derrotada pela portuguesa terceira favorita Rebeca Silva com parciais de 2/6 6/2 6/3 após mais de duas horas de ação. Apesar da derrota, Maria soma seus primeiros 15 pontos e vai aparecer de forma inédita no ranking mundial. Ela tem apenas 14 anos e foi campeã do torneio baiano no mesmo ano que Natan e na mesma categoria.

"Foi uma boa partida, não comecei muito bem, ela jogou bem, mas ela vinha atuando muito igual, comecei a variar o jogo e cresci na partida. Jogo difícil, ela na casa dela, com a torcida apoiando, motivada, estou contente", afirmou a tenista de16 anos, natural de Lisboa que guarda Salvador na memória. Com 13 anos ela marcou seus primeiros pontos no Bahia Juniors Cup e participa da competição pela terceira vez: "Muito bom aqui, tenho esta cidade e este torneio na memória, sempre que posso venho ao Brasil, a língua e tudo é muito bom, gosto muito".

Favorita, Gasparin estreia com vitória - A brasileira Nathalia Gasparin, que joga pelo terceiro ano seguido o Bahia Juniors Cup, estreou com vitória e se garantiu nas quartas de final. Ela marcou 6/1 6/2 na brasileira Mariana Borges e vai encarar nas quartas de final a brasileira Thassane Abrahim que batalhou por três horas para virar sobre Thaís Andreotti por 5/7 7/6 (7/3) 6/3.

"Fiz uma preparação muito boa em Curitiba (PR) na quadra rápida pra chegar bem adaptada são poucos torneios na quadra rápida que temos no Brasil. Joguei bem, estava um pouco nervosa no início, talvez por ser a favorita e por ser também a estreia onde é sempre mais díficil, mas consegui me soltar e jogar um bom tênis", disse a favorita que fará seu último evento do ano no juvenil seguindo depois para torneios profissionais no Paraguai: "Meu objetivo aqui é o título, a Thassane será jogo duro, se eu vencer terei mais uma partida dura pela frente".

A segunda favorita, a peruana Romina Ccuno avançou derrotando com facilidade a brasileira Ana Clara Zaidan por 6/1 6/0. Ela encara a brasileira Andressa Gomes.

Quarta-feira define vagas na semi do feminino e nas quartas no masculino com Natan em quadra às 16h30 e Raí Araújo a partir das 13h - A quarta-feira será mais um dia cheiocom todos os jogos de oitavas de final de simples do masculino e quartas do feminino a partir das 10h na categoria principal. Destaques para o alagoano filho de feirante com doméstica, Raí Araújo, que faz o terceiro jogo da quadra 1 em torno de 13h contra o brasileiro Diego Padilha, terceiro favorito, e às 16h30 com Natan Rodrigues enfrentando o argentino Facundo Tumosa, quinto cabeça de chave.

O 'baiano suíço', Aaron Schmid, que nasceu e mora perto de Lausanne, na Suíça, mas tem mãe baiana com casa em Itapoan, joga não antes das 15h na quadra 2 contra o brasileiro Matheus Queiroz. Schmid é o segundo favorito.

Na categoria 16 anos o baiano Gustavo Schwebel faz o primeiro jogo do dia a partir das 9h contra Lucas Batista, sexto favorito, e no feminino Julia Catalino faz duelo baiano contra Thainá Carvalho na mesma categoria em torno de 12h30.

Tradição de revelar grandes talentos. Gustavo Kuerten já disputou torneio e fez final contra baiano - O Bahia Juniors Cup tem tradição de revelar grandes talentos do esporte do país. Pelo evento, que acontece desde 1985, já passaram nomes como Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos derrotando no terceiro set o baiano Duda Catharino Gordilho, Fernando Meligeni, Teliana Pereira, o atual número 1 do mundo e campeão de Wimbledon, Marcelo Melo Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, entre outros.

Ano passado os dois campeões foram brasileiros, Thiago Wild e Thaísa Pedretti, e fizeram bons papeis nos Grand Slams em 2017. Wild fez quartas em Roland Garros, ganhou importante torneio na Itália, em Santa Croce, e fez semi de duplas do US Open se consolidando entre os 20 melhores juniores do planeta e Pedretti passou rodada em Wimbledon entrando no top 50 da categoria. Participante em 2015, Felipe Meligeni foi campeão de duplas do US Open ano passado e campeão Sul-Americano na Argentina, e hoje já soma seus primeiros pontos no profissional assim como Wild e Pedretti.

Resultados de momento desta Terça-Feira (26/09):

Masculino - 18 anos - 1ª Rodada

Natan Rodrigues (BRA) 2x0 Bruno Oliveira (BRA) 6/1 6/1

(3) Diego Padilha (BRA) 2x0 Leonardo Frederico (BRA) 6/3 6/2

(Q) Raí Araújo (BRA) 2x1 Milledge Cossu (EUA) 7/6 (7/3) 3/6 6/4

(5) Facundo Tumosa (ARG) Danilo Pauli (BRA) 6/1 6/1

Feminino - 18 anos - Oitavas de Final

(1) Nathalia Gasparin (BRA) 2x0 Mariana Borges (BRA) 6/1 6/2

(2) Romina Ccuno (PER) 2x0 Ana Zaidan (BRA) 6/1 6/0

(3) Rebeca Silva (POR) 2x1 Maria Menezes (BRA) 2/6 6/2 6/3

(4) Maria Jardim (BRA) 2x0 Giulia Aguiar (BRA) 6/1 6/2

Julia Klimowicz (BRA) venceu (5) Raíssa Wagner (BRA) por 6/1 3/0 abandono

(6) Isabella Ciacanglini (BOL) 2x0 Julia Almeida (BRA) 5/7 7/6 (7/3) 6/3

(7) Andressa Gomes (BRA) 2x0 Mariane Lima (BRA) 7/6 (8/6) 6/2

(8) Thassane Abbrahim (BRA) 2x1 Thaísa Andreotti (BRA)

Programação Quarta-Feira (27/09):

Quadra 1

10h - Rafael Marques (BRA) x (7) Santiago la Fuente (ARG)

11h - (1) João Lucas Reis (BRA) x Arthur Toledo (BRA)

13h - (Q) Raí Araújo (BRA) x (3) Diego Padilha (BRA)

15h - (7) Andressa Gomes (BRA) x (2) Romina Ccuno (PER)

16h30 - (5) Facundo Tumosa (ARG) x Natan Rodrigues (BRA)

17h30 - Rai Araujo/Miguel Danelon (BRA) x M. Reyes/D. Padilha (BRA) ou P. Maciel/A. Toledo (BRA)

18h30 - Santiago La Fuente/Boruch Skierkier (ARG) x B; Oliveira/N. Rodrigues (BRA) ou E. Almeida/J. Gianella (BRA)

Quadra 2

10h - Lucca Silva (BRA) x (8) Mateo Reyes (BRA)

11h - (4) Boruch Skierkier (ARG) x Victor Pilla (BRA)

12h30 - (1) Nathalia Gasparin (BRA) x (8) Thassane Abrahim (BRA)

15h - Matheus Queiroz (BRA) x (2) Aaron Schmid (SUI)

A Seguir - Thassane Abrahim/Mariana Borges (BRA) x Ana Zaidan/Victoria Itto (BRA)

Não antes das 17h30 e após descanso - Mariane Castro/Raissa Wagner (BRA) x Maria Jardim/Andressa Gomes (BRA)

A Seguir - M. Cossu/F. Tumosa (EUA/ARG) ou E. Dini/R. Carvalho (BRA) x Rafael Marques/Lucca Silva (BRA)

Quadra 3

10h - (6) Pedro Cordeiro (BRA) x Rodrigo Carvalho (BRA)

11h - (6) Isabella Ciancaglini (BOL) x (4) Maria Jardim (BRA)

12h30 - (3) Rebeca Silva (POR) x Julia Klimowicz (BRA)

15h30 - Rebeca Silva/Nathalia Gasparin (POR/BRA) x G. Aguiar/J. Klimowicz (BRA) ou J. Almeida/Z. Correa (BRA/CAN)

17h30 ou após descanso - I. Ciacanglini/M. Menezes (BOL/BRA) ou G. Spicacci/A. Pereira (BRA) x Thais Andreotti/Romina Ccuno (BRA/PER)

18h30 ou após descanso - P. Batistella/D. Pauli (BRA) ou V. Pilla/M. Froelich (BRA) x Pedro Cordeiro/Matheus Queiroz (BRA)

A 33ª edição do Bahia Juniors Cup Bahia Juniors Cup conta com os patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb e da Construtora Moura Dubeux e apoio da Gatorade, Cassi Turismo e Águas Meleva. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.

Serviço:

Quando: 23 até 30 de Setembro

Onde: Clube Bahiano de Tênis

Endereço: R. Oito de Dezembro, 525 - Barra, Salvador - BA

Entrada Gratuita

Horário de Início de Segunda até Quinta-Feira: 9h

Rodada Noturna a partir das 17h até quinta-feira, dia 28 

Demais programações no site e Facebook do evento - http://www.bahiajuniorscup.com.br e https://www.facebook.com/bahiacup/

Autor: ,postado em 27/09/2017


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade