Lançamento da 1ª Corrida dos Grandes Atletas reúne veteranos do esporte

Um café da manhã com a presença de esportistas veteranos da Bahia marcou o lançamento da 1ª Corrida dos Grandes Atletas na manhã desta quarta-feira, dia 25. Organizada para valorizar nomes que representaram o esporte baiano em décadas passadas, a 1ª Corrida acontece no domingo, dia 29, com largada às 7h, em Ondina, e chegada ao Farol da Barra, percorrendo um total de 6 Km.
Já confirmaram presenças, veteranos do atletismo como Edson Borges, Nely Jamil Zogby, Valdir Landulfo, Otávio Araújo, Ticiane Oliveira, Elba de Lima Pinto, dentre muitos outros que já garantiram sua inscrição. Todos os participantes usarão camisa rosa, numa referência ao Outubro Rosa, criado nos anos 90 para estimular a população no combate ao câncer de mama.
A prova dos veteranos será realizada juntamente com a já tradicional Corrida dos Médicos, que está em sua nona edição. Os dois eventos, selecionados por meio do Edital 03, tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Emprego e Esporte (Setre), que está investindo R$84 mil.
Inscrições ainda podem ser feitas no site do Sindmed. Além da diversão, os organizadores que estimam a participação de cerca de mil atletas nas duas provas, anunciam que haverá premiação em dinheiro.
Patrimônio – Presente ao lançamento, Elias Dourado, diretor geral da Sudesb, destacou que ali estavam reunidos grandes atletas, “verdadeiros patrimônio da nossa Bahia, do nosso Brasil. Estamos muito contentes em poder proporcionar esse resgate de nomes tão importantes do esporte baiano, e a nossa ideia é fazer com que essa iniciativa se amplie nos próximos anos”, informou o diretor geral.
Para o chefe de Gabinete da Sudesb, Everaldo Augusto, essa iniciativa vem preencher uma lacuna existente no resgate de nomes que fizeram história no passado. “O Governo do Estado, que tem protagonismo no incentivo ao esporte, precisava fazer essa corrida em reconhecimento aos valores esportistas da Bahia. Nossa intenção, é tornar essa corrida uma agenda nacional”, adiantou.
Marco para o esporte – Para o presidente da Federação de Atletismo da Bahia, OG Robson, o lançamento hoje e a corrida no domingo representam um marco “para aqueles que vivenciaram momentos históricos do atletismo baiano”. No entanto, para as próximas edições, ele propõe a incorporação de ex-atletas de outras modalidades esportivas. A sugestão foi prontamente aceita pela Sudesb e organizadores do evento.
Idealizador da corrida dos veteranos e atleta de destaque na Bahia nos anos 80, João Luiz Souza Santos, mais conhecido como “João Fantasma”, estava feliz por ver sua proposta concretizada. Segundo disse, a ideia de propor a corrida à Sudesb foi motivada por entender que “as pessoas devem ser homenageadas e valorizadas quando estão vivas, pois somente assim terão condição de estar presentes”.
Para ele, essa corrida é exatamente a homenagem a muitos esportistas que ainda estão vivos e que marcaram época na Bahia e no Brasil. Morador do bairro de Cajazeiras e pedreiro de profissão, João “Fantasma” não entrará na pista no domingo em decorrência de um problema de coluna. No entanto, estará no local das corridas, incentivando e prestigiando os colegas esportistas.
Autor: ,postado em 26/10/2017
Comentários
Não há comentários para essa notícia