O ano de 2017 ficará marcado para sempre na carreira de Lewis Hamilton, em primeiro lugar, é claro, pela conquista do tetra da Fórmula 1 no México, neste domingo. O terceiro título, nos últimos quatro anos, colocou o inglês ao lado de Sebastian Vettel e Alain Prost na lista dos pilotos que detém quatro campeonatos mundiais. Agora, Hamilton está atrás apenas de Juan Manuel Fangio (cinco títulos) e Michael Schumacher (sete), mas em sete outros quesitos, o britânico já o recordista.
Pole position
72
Maiores recordistas
1ºLewis Hamilton72 2ºMichael Schumacher68 3ºAyrton Senna65
No Canadá, Hamilton igualou o número de pole positions do ídolo Ayrton Senna: 65. Na ocasião, o inglês foi agraciado pela própria família do brasileiro com um capacete original do tricampeão mundial, o que levou o inglês às lágrimas. O piloto da Mercedes não largou a peça, levando-a, inclusive, à sala de entrevistas após o treino classificatório.
Mas foi no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, em que o tetracampeão conseguiu igualar o recorde absoluto de Michael Schumacher: 68 pole positions. Ainda na pista, depois de concretizar o feito, Hamilton recebeu de Ross Brawn, antigo chefe do alemão na Ferrari, uma mensagem da família Schumacher, e se emocionou.
"Tive o privilégio de correr com Michael... estou honrado de estar lá em cima com ele nas poles."
Evidentemente, Lewis não demoraria muito para superar o lendário heptacampeão da Fórmula 1, e a quebra do recorde veio logo na sequência, em Monza. Correndo na casa da Ferrari, o piloto da Mercedes não tomou conhecimento dos adversários vermelhos e colocou a Flecha de Prata na ponta do grid do GP da Itália.
Maiores recordistas 1ºLewis Hamilton23 2ºSebastian Vettel21 3ºAlain Prost20
No GP do Azerbaijão, Hamilton atingiu uma novo recorde: fez a pole no 23º GP diferente. Apesar do ótimo treino classificatório, o inglês se envolveu em uma batida com Vettel durante o safety car, e depois ainda teve um inusitado problema com a espuma protetora do cockpit. Ao final da corrida em Baku, o piloto da Mercedes recebeu a bandeira quadriculada na quinta colocação.