×

Transat Jacques Vabre: Barco brasileiro acelerando rumo a Salvador, na Bahia


Transat Jacques Vabre: Barco brasileiro acelerando rumo a Salvador, na Bahia

O barco brasileiro Mussulo 40 Team Angola Cables quer recuperar posições na Transat Jacques Vabre 2017, maior regata transatlântica do mundo. José Guilherme Caldas e Leonardo Chicourel ocupam a 11º colocação na categoria Class40. A dupla passou, na madrugada desta terça-feira (14), pelas Ilhas Canárias, e foi surpreendida com ventos fortes, que não estavam na previsão da meteorologia. A boa média de velocidade da equipe está ajudando a se aproximar do pelotão do meio. 

''Com a ausência de um balão grande que nos permitisse arribar - mais para o meio do oceano, nós fomos obrigados a vir mais pra dentro, o que nos fez passar pelas Ilhas Canárias. Foi uma agradável surpresa com 32 nós de vento e o veleiro andando a 17 nós o tempo todo. Foi uma experiência muito legal'', disse José Guilherme Caldas. 

A Transat Jacques Vabre tem ao todo 8 mil quilômetros com destino a Salvador, na Bahia. A largada, que ocorreu em Le Havre, na França, teve ao todo 37 barcos. Só na Class40 três barcos desistiram por diversos motivos e outro está parado. 

Superando problemas e acelerando 

O Mussulo 40 teve problemas na semana passada ficando mais de um dia parado em Camaret, na França. Depois de retomar a prova, a vela balão - usada para ventos fortes e de popa foi perdida, dificultando a estratégia dos brasileiros. 

''Na intenção era ser mais rápidos e  subimos o nosso balão A2. Apesar do vento estar 20 nós e no piloto automático, o barco deu uma rodada, atravessou e perdemos o balão. Por sorte e por nossa previsão, a gente tem um balão reserva que nos permite nos defender bem''.

Da tarde de segunda-feira (13) até o mesmo período do dia seguinte, o barco de José Guilherme Caldas e Leonardo Chicourel andou 204 milhas náuticas e teve média de 8,6 nós de velocidade. O 10º colocado, o Gras Savoye Berger Simon Obprtus está mais de 300 milhas na frente do Mussulo 40 Team Angola Cables. 

''Estamos aproximando dos outros barcos e andando no pelotão do quinto ao 14º. Estamos com velocidade maior do que o deles. Alguns deles quebraram durante a viagem e ganhamos posições. Nosso objetivo é ficar entre os dez primeiros''.

O líder da Class40 é o Imerys Clean Energy, que deve chegar apenas na semana que vem a Salvador, na Bahia.


Autor: ,postado em 16/11/2017


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade