ano de 2017 não saiu como planejado para Cleiton Xavier. Reforço do Vitória no início da temporada, o meia perdeu espaço no segundo semestre, somou poucos minutos em campo e viu do lado de fora a equipe escapar do rebaixamento nos momentos finais do duelo contra o Flamengo, no Barradão. Para 2018 a palavra de ordem é "recomeço".
Aos 34 anos, Cleiton Xavier tem contrato com o clube baiano até junho de 2019. O objetivo para a próxima temporada é, inicialmente, recuperar a vaga na equipe. Porém, uma mudança de ares não está decartada pelo jogador.
Em contato com o GloboEsporte.com, Cleiton deixou claro que busca atuar por um clube que acredite num retorno positivo com o jogador. No momento, de férias com a família e sem propostas oficializadas, o pensamento, em comum acordo com o empresário Renato Figueiredo, é a permanência no futebol brasileiro.
- O meu projeto de carreira é defender um clube que confie no meu futebol e onde eu possa atuar com frequência. Como tenho contrato com o Vitória, farei de tudo para recuperar o meu espaço. Tenho uma certa vivência no futebol, e o meu empresário sabe quais são os meus objetivos. Neste momento, até chegaram algumas sondagens, mas nada oficial. A minha ideia seria continuar no Brasil, até porque tenho um contrato a cumprir e, como falei, quero recuperar o meu espaço no clube, mas não descartaria atuar fora do país, caso surja algo interessante para mim e para a minha família - destacou o jogador.
Na temporada, Cleiton Xavier disputou 42 jogos pelo Vitória e balançou a rede sete vezes. Porém, a última vez que começou como titular foi no dia 19 de julho, na derrota por 3 a 1 para o Grêmio. O jogador teve um bom desempenho na chegada ao clube, principalmente no Estadual, mas perdeu força durante as trocas de treinadores no clube.