Medalhista de ouro na Olimpíada de Pequim, recordista mundial dos 50m livre e, baseado nos títulos individuais, o melhor nadador brasileiro da história. Este é Cesar Cielo, de 31 anos. ídolo de uma geração, o atleta cedeu entrevista a revista Veja na sexta-feira, 5 de janeiro, e fez um comentário, no mínimo, infeliz sobre a doação de uma piscina olímpica a Manaus.
Questionado sobre a piscina do Parque Olímpico da Barra, que foi desmontada logo após os Jogos do Rio - e acabou doada a Manaus - , ele ironizou a decisão: "é o mesmo que usar uma Ferrari num campeonato de rali."
- Morei durante sete anos nos Estados Unidos, e lá tudo é muito mais prático. Os americanos pensam assim: “Temos uma piscina ociosa aqui, para onde devemos mandá-la?”. Aqui, uma dessas piscinas da Olimpíada foi para Manaus, para preencher um buraco que estava esperando por uma estrutura desde 2008. Será que eles precisavam realmente de um equipamento tão sofisticado? Com todo o respeito, é o mesmo que usar uma Ferrari num campeonato de rali - disse o nadador.
O comentário, claro, gerou uma repercussão negativa perante a fãs e membros do esporte amazonense. A secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado (Sejel), Janaína Chagas, criticou o sarcarsmo do esportista.
- A declaração do Cesar Cielo foi totalmente infeliz. Ter a piscina dos Jogos do Rio, sofisticada e de nível internacional, na Vila Olímpica de Manaus, significa de fato o retorno da prática em alto rendimento dos esportes aquáticos no Amazonas. Essa piscina vai beneficiar mais de 1200 atletas. Nosso Estado terá uma estrutura incrível para treinar e aperfeiçoar e descobrir novos talentos. Tenho certeza que temos muitos amazonenses fãs do campeão Cesar Cielo, que como eu, já foram as lágrimas de emoção ao ouvir o hino nacional tocado em uma de suas vitórias!! Cielo é um ídolo brasileiro e inspiração para tantas crianças e jovens - disse Janaína, em nota.
A piscina custa R$ 5 milhões e foi doada ao Amazonas através de uma parceria com a Aeronáutica. Em contrapartida, o Governo do estado ficou de arcar com a operação de transporte do material, que na época, quando foi anunciada, custava em torno de R$ 48 mil. A Aeronáutica ainda irá custear também a montagem e homologação da Federação Internacional de Natação (FINA).
A estrutura mede 50x25 metros, possui dois metros de profundidade e 15 anos de garantia contra vazamento. Com avançada tecnologia, sua estrutura permite um processo de renovação para montagem, incluindo paredes, revestimento do pavimento, e calhas de transbordamento separadamente ou em combinação, sendo que não necessita de quaisquer trabalhos de demolição.