sempre muito complicado fazer comparações entre esportes diferentes. Mas, se levarmos em conta apenas os números, a seleção masculina de vôlei do Brasil é o melhor time do século entre todas as modalidades coletivas. Finalista das últimas quatro Olimpíadas (dois ouros e duas pratas) e dos últimos quatro Campeonatos Mundiais (três ouros e uma prata), o time só é "ameaçado" nesse ranking pelo hóquei na grama holandês feminino.
(Foto: Divulgação / FIVB)
Vôlei e hóquei na grama tem um calendário semelhante. Além da Olimpíada, as duas modalidades têm um Campeonato Mundial a cada quatro anos (2002,06,10,14). Nos anos ímpares, são realizadas competições menores, mas importantes também, casos da Liga Mundial, Copa do Mundo e Grand Prix (vôlei) e Troféu dos Campeões e Liga Mundial (hóquei).
Neste ano, o Brasil disputa o Mundial em setembro, com a sede compartilhada entre Bulgária e Itália. A seleção feminina da Holanda disputa o Mundial da modalidade em julho, na Inglaterra.
No período, Brasil tem cinco ouros, contra quatro da Holanda (Foto: Arte)
Desde 2001, a seleção masculina de vôlei do Brasil tem duas medalhas de ouro e duas de prata em Olimpíadas, três ouros e uma prata em Mundiais, além de oito Ligas Mundiais, duas Copas do Mundo e quatro Copa dos Campeões. Já a seleção feminina da Holanda tem o mesmo desempenho em Olimpíadas (dois ouros e duas pratas), resultados um pouco piores no Mundial (dois ouros e duas pratas), quatro títulos no Troféu dos Campeões, duas Ligas Mundiais e cinco Campeonatos Europeus.
Holanda Hóquei sobre grama Rio 2016 (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters)