Brasil é, ao lado do Japão, o país com mais atletas na liderança do ranking mundial de judô. Em classificação divulgada pela Federação Internacional de Judô (IFJ) nesta segunda-feira, Maria Portela assumiu a liderança da categoria até 70kg.A gaúcha foi campeã do Grand Slam da Rússia no último fim de semana e pulou do segundo para o primeiro lugar. Medalhista de bronze na competição, Érika Miranda se manteve no topo do peso até 52kg, enquanto no masculino, David Moura é o primeiro dos pesos pesados. O Japão lidera a classificação em três categorias, todas no masculino: até 60kg, até 66kg e até 73kg.
Maria Portela é líder do ranking (Foto: Divulgação IJF)
Além do trio líder, o Brasil ainda conta com Mayra Aguiar na vice-liderança da categoria até 78kg. Ela ficou com o bronze no Grand Slam da Rússia e subiu na classificação, ficando a apenas 42 pontos da primeira colocada, a holandesa Guusje Steenhuis. Outro destaque é Maria Suelen, quarta colocada no peso acima de 78kg.
A notícia ruim fica para o judô masculino. Além de David Moura, que acabou sem medalha no Grand Slam da Rússia, mas segue líder do ranking, e Rafael Silva, quarto na mesma categoria, nenhum atleta do país está no top 8 da classificação.