Campeão na Olímpiada de Londres, Arthur Zanetti voltou a mostrar o motivo pelo qual é conhecido como especialista nas argolas. Nesta terça-feira, o ginasta ficou com o primeiro lugar na prova durante os Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. Flavinha, Luiza Trautwein e Francisco Barreto garantiram mais três ouros na modalidade. No judô, karatê e triatlo, os brasileiros somaram mais 11 medalhas. Com o resultado, o Brasil fechou o quarto dia de competições no topo da disputa por países.
Com parcial 14,95, Arthur Zanetti garantiu o lugar mais alto no pódio. Atrás dele ficaram os ginastas Federico Martin da Argentina (prata) e Caio Souza (bronze) também do Brasil. Arthur Zanetti já tinha conquistado - ao lado dos companheiros - o ouro por equipes. Confirmando o favoritismo brasileiro, Francisco Barreto foi campeçao no cavalo com alças.
Entre as meninas, Flavinha ficou com o primeiro lugar nas barras assimétricas e Jade Barbosa conquistou a prata. No salto, Luiza Trautwein também garantiu a medalha dourada. Nesta quarta-feira, as meninas do Brasil têm grandes chances de compor um pódio 100% brasileiro. O país classificou cinco atletas para a trave - no total oito ginastas competem a prova.
No judô, mais cinco medalhas para o Brasil. Na categoria até 100 quilos, Leonardo Gonçalves brilhou e conquistou a medalha de ouro ao vencer o uruguaio Pablo Bakerdjian na final. David Lima venceu o colombiano Leider Navarro e foi à final. Na disputa pela medalha de ouro, o brasileiro foi derrotado pelo peruano Humberto Albujar e ficou com a prata na categoria até 73 kg. Entre os atletas até 90 kg, Giovani Ferreira perdeu para Roberto Vilar, conquistando o segundo lugar. Na disputa feminina, Laislaine Rocha ficou com a medalha de prata na categoria até 78 kg e Bruna Campos foi bronze até 70 kg.
Fechando as provas do karatê, o Brasil conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze e ficou com o terceiro lugar geral na modalidade. A única medalha dourada do Brasil na modalidade foi conquistada por Valéria Kumizaki. Vinicius Figueira ficou com a prata e Giovana Feroldi com o bronze.
No triatlo, a nova geração brasileira voltou a faturar uma medalha de cada cor. Foi na prova que mescla 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Manoel Messias conquistou o ouro e Kauê Willy o bronze na prova masculina; enquanto Luísa Batista foi prata na prova feminina.