A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) divulgou na semana passada o Ranking Mundial de Judô Paralímpico. Três brasileiros estão na liderança e dois ocupam a segunda posição de suas respectivas categorias. Ao todo, sete judocas do país estão entre os dez primeiros colocados.
Prestes a completar 48 anos no próximo dia 24, o judoca Antônio Tenório domina a categoria meio-pesado. O veterano que tem no currículo seis participações nos Jogos Paralímpicos, tendo conquistado quatro medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze, conquistou recentemente a medalha de bronze na Copa do Mundo, disputada no Cazaquistão, e somou pontos que o credenciaram na primeira colocação.
Já Rebeca Silva, de apenas 17 anos, assumiu a liderança pela primeira vez na sua carreira. A peso pesado foi campeã da Copa do Mundo e mostrou mais uma vez que é um dos grandes nomes do judô paralímpico brasileiro na atualidade. Na divisão de baixo, Alana Maldonado domina os médios. A vice-campeã dos Jogos Rio 2016 manteve a primeira colocação e superou as concorrentes.
Wilians Araújo e Lúcia Araújo também são destaques, segundos colocados nas categorias pesado e meio-médio, respectivamente. Além deles, Arthur Silva (90kg) e Maria Nubea Lins (57kg) aparecem entre os dez primeiros, na oitava e nona colocação, respectivamente.
-
Relação dos brasileiros melhores colocados em cada peso:
60kg – Thiago Marques – 17º
66kg – Halyson Boto – 29º
73kg – Luan Pimentel – 15º
81kg – Harlley Arruda – 14º
90kg – Arthur Silva – 8º
100kg – Antônio Tenório – 1º
+100kg – Wilians Araújo – 2º
48kg – Luiza Oliano – 15º
52kg – Michele Ferreira – 14º
57kg – Maria Nubea Lins – 9º
63kg – Lúcia Araújo – 2º
70kg – Alana Maldonado – 1º
+70kg – Rebeca Silva – 1º