Case da Arena Fonte Nova foi apresentado durante Seminário de Operações de Estád

Representantes das sedes brasileiras da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, do Comitê Organizador Local (COL) e da FIFA se reúnem até amanhã (12/07), em Fortaleza, para debater sobre Operações de Estádios.
O primeiro dia (10/07) do Seminário organizado pelo COL /FIFA, contou com apresentações de representantes do Governo Federal, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de clubes brasileiros.
A renovação dos estádios brasileiros foi o destaque da palestra do diretor técnico da CBF, Virgílio Elísio, que durante sua apresentação ressaltou que os Estádios Roberto Santos (Pituaçu) e Manoel Barradas (Barradão) estão entre os 10 maiores do Brasil, com relação à capacidade pública.
Já o presidente do Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro, Maurício Assumpção, falou sobre as experiências do Engenhão como Arena Multiuso e quais seriam as receitas advindas de estádios com essa formatação.
Os projetos baianos para a Copa do Mundo de 2014 também foram destacados no primeiro dia do Seminário. O Gerente de Operações da Amsterdam Arena, Carel Breen, apresentou o case da Arena Fonte Nova, ressaltando a participação internacional nesses tipos de equipamentos. A Arena Fonte Nova foi observada como o primeiro estádio para a Copa do Mundo de 2014 que já está desenvolvendo o processo de operação.
No final do dia, o Grupo Executivo da Copa (Gecopa), instância ligada ao Governo Federal, realizou uma reunião, dirigida pelo Secretário Executivo do Ministério do Esporte e também membro do Gecopa, Luís Fernandes, com a presença dos representantes das 12 sedes.
Durante a reunião, foram encaminhados alguns assuntos das cartas elaboradas durante o 4º Fórum das Sedes da Copa do Mundo, realizado no mês de junho, em São Paulo, como: o apoio do Ministério do Esporte para revisão do Artigo 23 do Decreto Federal 5296/2004, que trata da cota de assentos e espaços nos estádios para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; a intervenção junto ao Ministério da Cultura para o realinhamento do projeto de Arenas Culturais; elaboração de uma Matriz de Responsabilidades de estruturas temporárias, para estabelecer as responsabilidades das sedes, da FIFA e do Governo Federal e a possibilidade de financiamento pelo Governo Federal; e a criação de um Programa Nacional de Voluntariado para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014, alinhado ao programa da FIFA.
Ascom Secopa
11/07/12
Maísa Amaral
Assessora de Comunicação
Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
Tel.: 3103-1520 / 9672-4007
Autor: ,postado em 12/07/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia