Voluntariado na Copa: Bahia foi escolhida para dar ponta pé inicial

21/08/12
Voluntariado na Copa: Bahia foi escolhida para dar ponta pé inicial
Programa da FIFA foi lançado hoje em Salvador e está com as inscrições abertas
Aconteceu hoje (21/8) o lançamento oficial do Programa de Voluntários da FIFA para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ™, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.
O evento contou com a participação do Governador da Bahia, Jaques Wagner, do Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, do representante da Prefeitura de Salvador, Leonel Leal, do Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, dos representantes do Comitê Organizador Local (COL) e ex-atletas do futebol, Ronaldo Nazário e Bebeto Campos, do Diretor Executivo do COL, Ricardo Trade, do Gerente de Relacionamento do COL, Fábio Starling, do Gerente do Programa de Voluntários, Rodrigo Hermida, dentre outras autoridades.
O Governador Jaques Wagner ressaltou a unidade e sinergia entre a FIFA e o Governo Federal em preparar os megaeventos esportivos de futebol, que envolvem, sobretudo, paixão, e têm como “tempero” o voluntariado. “Não tem melhor lugar para lançar o “tempero” da Copa do que a Bahia”, afirmou o Governador anfitrião do lançamento, que acredita que o volume de inscrições no Estado seja superior ao necessário.
Para o Secretário Ney Campello, a Bahia foi escolhida para sediar o evento, primeiramente pela própria hospitalidade genuína da terra e por ser uma sede voltada para os projetos que geram legados sociais. Além disso, é também pioneira na formação de um grupo de receptivo, com cerca de 800 pessoas qualificadas para atender aos turistas, projeto paralelo ao voluntariado da FIFA. O Secretário concluiu que o resultado do programa no Estado é promissor: “Com esse lançamento nacional, espero que a Bahia emplaque milhares de voluntários para a Copa do Mundo”.
O programa de voluntariado é considerado as chaves do sucesso para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, pelo Secretário Executivo Luís Fernandes, que destacou a importância do clima de mobilização, entusiasmo e energia positiva entre os voluntários e os visitantes.
O Diretor Executivo do COL, Ricardo Trade, lembrou ainda, que a Bahia sediará o Sorteio da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, no final de 2013, em Sauípe, e parabenizou a terra por estar fazendo diferença na Copa do Mundo.
A apresentação do programa foi realizada pelo Gerente de Voluntariado do COL, Rodrigo Hermida, que destacou que para ser voluntário não existe um perfil específico, mas a vontade e a disponibilidade para fazer o bem por uma grande causa.
Voluntárias da Copa de 2010, Daniele e Diana, compareceram ao lançamento para dividir as experiências obtidas no último mundial da FIFA. Para Daniele, cadeirante, praticante e apaixonada por esporte, o desejo de participar e se dedicar, fez com que suas atividades de advogada fossem, temporariamente, substituídas por a de uma voluntária na Copa da África. Na opinião dela, uma das mensagens que prevalecem é a de solidariedade e o povo brasileiro é bastante solidário. O objetivo principal é fazer o melhor evento possível para sua cidade e o mundo.
Voluntariado
O Programa terá dois momentos de cadastramento, um que será realizado em momento posterior, através de uma parceria com o Governo Federal, e outro que diz respeito às inscrições abertas hoje, através do site da FIFA (www.fifa.com). O cadastro é único e vale para a Copa das Confederações 2013, a Copa do Mundo da FIFA e os sorteios.
A missão do programa é prover a quantidade suficiente de voluntários treinados e motivados para atuar nos megaeventos esportivos do Brasil. Serão selecionados cerca de 7 mil voluntários para a Copa das Confederações e 15 mil para a Copa 2014. Os candidatos serão submetidos a algumas fases, como: recrutamento, seleção, treinamento online e presencial, alocação, monitoramento e motivação.
Aproximadamente 27 áreas de atuação serão disponibilizadas, dentre elas: competições, serviços médicos, protocolo, hospitalidade, tecnologia da informação, operação de transmissão, serviço de alimentação, transporte, credenciamento e operações de mídia.
Ascom Secopa
Autor: ,postado em 22/08/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia