Bahia conquista segunda medalha nas Olimpíadas Escolares em Minas Gerais e encer

Bahia conquista segunda medalha nas Olimpíadas Escolares em Minas Gerais e encerra participação nas modalidades individuais
A Bahia conquistou a segunda medalha na etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2012, para alunos de 12 a 14 anos, na cidade mineira de Poços de Caldas e encerrou a participação nas modalidades individuais. As disputas das modalidades coletivas começam nesta terça-feira (11/9). Depois do bronze no judô, com Marcela Guedes Barros, de 14 anos, na categoria meio-médio, os baianos conquistaram uma medalha de prata na natação, com Cauã Oliveira, também de 14 anos, que ficou em segundo lugar com o tempo de 54s14, nos 100 m livre. O paulista Felipe Ribeiro, de 14 anos, foi o medalhista de ouro e recordista da prova com o tempo de 51s66. A Bahia teve representantes em seis modalidades individuais: judô, natação, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica e atletismo.
As Olimpíadas Escolares 2012 são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, que também realizou a seletiva estadual. As disputas individuais começaram na quinta-feira (6/9) e terminaram nesta segunda-feira (10/9). As modalidades coletivas começam nesta terça-feira (11/9) e se encerram no sábado (15/9). Os estudantes baianos se uniram ao cerca de 4.000 atletas do Brasil, que estão divididos em 28 delegações.
Incentivado no esporte pelo tio Ari, desde os três anos de idade, o nadador baiano Cauã Oliveira fez bonito nos jogos escolares. Além de conquistar o segundo lugar no pódio, ele ainda competiu em mais três finais, que deram a ele, mais experiência e motivação para buscar a medalha de prata, na prova dos 100m livre. “Eu tomei uma topada no pé e a piscina é de trampolim, que tem uma área mais funda me prejudicando um pouco, porque dificulta na virada, mesmo assim, acho que fui bem”, disse.
Cauã Oliveira é beneficiado pelo Bolsa Esporte, programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado, por meio da Setre/Sudesb, cujo edital de renovação já foi lançado. Ele valoriza o incentivo do Governo, procurando sempre se dedicar nos treinamentos, e se espelhando em um atleta olímpico. “Cézar Cielo é a minha principal referência no esporte. Por ser um atleta medalhista em Olimpíadas. A Bolsa Esporte também faz parte da minha motivação, porque tem melhorado minhas condições. Sou de família humilde, não tinha condições de viajar sempre para competir, agora com o incentivo do Governo do Estado, participo de mais competições”, disse.
Também na piscina, destaque para a nadadora Thayana Taynara Santos. Embora não tenha conquistado medalhas, ela conseguiu quebrar o recorde baiano na prova dos 100m borboleta, na categoria infantil 2, com o tempo de 1m9s47, quinto melhor tempo na competição.
Para o professor Fábio Seixas, a participação da equipe baiana de natação foi muito importante. “Conseguimos trazer 16 nadadores para as Olimpíadas Escolares. Considerando o alto nível dessa competição nacional, fomos muito bem. Com certeza nossos atletas vão se dedicar mais nos treinamentos, para melhorarem o tempo”, disse Fábio.
No judô, além da medalha de bronze conquistada pela atleta Marcela Guedes, a Bahia bateu na trave na disputa por equipe. Chegou a beliscar o bronze, mas não conseguiu. Mesmo assim, merece destaque pela raça, empenho e dedicação dos atletas.
Único representante baiano no xadrez, o garoto Nicolas Lopes não conseguiu superar seus adversários, mas considera a participação dele muito importante. “O nível estava muito alto, mas acho que fui bem”, disse Nicolas Lopes. No atletismo, a Bahia conquistou o oitavo melhor tempo nos 1.000 metros, com Naviny Bonfim.
A partir desta terça-feira (11/9), começam as disputas das modalidades coletivas. A Bahia será representada, no feminino e masculino, nos torneios de futsal, vôlei, basquete e handebol.
Marcus Carneiro – direto de Poços de Caldas (MG)
Ascom/Sudesb

Autor: ,postado em 11/09/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia