Brasil e Japão já estão em Salvador para o Mundial de Judô por Equipes

As seleções do Brasil e do Japão já estão em Salvador, desde o início da tarde desta segunda-feira (22), para disputar, no próximo final de semana (27 e 28), o 10º Mundial de Judô por Equipes, que será realizado numa arena provisória instalada na área externa do Gran Hotel Stella Maris, no bairro do mesmo nome. Além da arena das lutas, o local ainda abriga a “Cidade do Judô”, que foi aberta à visitação pública, gratuita, desde sábado passado (20) até o próximo dia 28.
Esta é a primeira vez que o Mundial de Judô Por Equipes acontece nas Américas. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) tem a chancela da Federação Internacional de Judô (FIJ). A competição é disputada em cinco categorias: meio-leve, leve, meio-médio, médio e pesado.
Confiantes - David Moura e Rafael Silva, dois dos principais nomes da equipe masculina, e Suellen Altheman, da equipe feminina do Brasil, chegaram confiantes na conquista da primeira medalha de ouro nesta competição. “Pode haver outras equipes bem preparadas, como o Japão e a Rússia, mas, desta vez, o Brasil vem para ganhar o ouro”, prometeram os atletas em suas entrevistas.
Muito feliz em desembarcar na capital baiana, Suellen Altheman disse, cheia de otimismo: “Vamos lutar em casa, com o espírito e a energia do povo baiano. Teremos ao nosso favor uma torcida entusiasmada e a gente veio com força para vencer a competição”. A entrada é grátis para assistir as lutas de sábado e domingo (27 e 28).
Determinado -O judoca japonês Nishiyama Masashi, em rápida entrevista disse: “fomos convocados, um mês atrás, para formar a equipe. Viemos a Salvador dispostos a lutar e vencer conforme o que foi determinado. Com certeza, o Brasil vai dar um bom trabalho para ser vencido”. Cheia de pressa, a judoca Tachimoto Megumi, completou: “vamos nos esforçar muito para vencer o Mundial”.
Medalha de ouro –Nesta competição por equipes a grande esperança do Brasil está depositada na medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, Sarah Menezes. Ela chega nesta terça-feira (23), às 11:10h, no Aeroporto Internacional de Salvador. As outras delegações estão com as seguintes previsões de chegadas: Mongólia,às 12:45; China 14:55; Grã-Bretanha 16:50; Alemanha 17:10; Argentina 19:51; Argélia 21:40 Na quinta-feira (Dia 25) chegam as delegações da Geórgia 00:00; México 10:55; Rússia 16:50; Coréia 17h. Não definiram horário das chegadas as delegações de Cuba, Estados Unidos, Turquia, Uzbequistão e Ucrânia.
Sorteio -O sorteio das lutas pela CBJ será realizado na sexta-feira (dia 26), às 14 horas. Em seguida, haverá uma entrevista coletiva à imprensa, de uma “Clinica de Arbitragem”.
Competições – As primeiras lutas do Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012, envolvendo as seleções femininas serão no sábado (dia 27) das 9h às 14h valendo pela etapa Classificatória. A partir das 15 às 19h30 valem pela Repescagem/ Semifinal e por medalhas. No domingo (dia 28), será a vez das lutas das seleções masculinas. A partir das 9h30 às 14h haverá as Classificatórias e das 15 às 19h30, as da Repescagem/Semifinal e por medalhas.
Judocas brasileiros -As equipes brasileiras convocadas pelo coordenador técnico da CBJ, Ney Wilson, para esta competição foram: Leandro Cunha e Luiz Revite (66kg), Bruno Mendonça e Marcelo Contini (73kg), Felipe Costa e Victor Penalber (81kg), Eduardo Bettoni e Henrique Silva (90 kg), Rafael Silva e Davi Moura (+ 100kg). Técnico: Luiz Shinorara. Sarah Menezes e Erika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros e Flávia Gomes (57kg), Rafaela Silva e Katherine Campos (63kg), Maíra Portela e Nadia Merli (70kg), Suelen Altheman e Rochele Nunes (+78kg).
22.10.2012
Ascom Setre
Lício Ferreira – DRT-Ba 793
Autor: ,postado em 23/10/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia