Embaixador visita Bahia e alinha projetos para Copa de 2014

Na presença de secretários do estado foi anunciada a criação do Visitante Voluntário-Legado Social da Copa do Mundo Nesta semana, durante primeira visita oficial à Bahia, o embaixador americano, Thomas Shannon, acompanhado pelo Cônsul Geral John Creamer e sua delegação, percorreu os principais pontos turísticos e culturais da capital baiana, e alinhou com o Governo do Estado ações promissoras para a Copa de 2014.
Ontem à noite (08/11), o embaixador Thomas Shannon, participou de um jantar de negócios com a Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, os Secretários Estaduais: da Copa do Mundo, Ney Campello (Secopa), da Segurança Pública, Maurício Teles (SSP), do Turismo, Domingos Leonelli (Setur), da Comunicação, Robson Almeida (Secom), e da Promoção de Igualdade Racial, Elias Sampaio (Sepromi), além da chefe de gabinete da Secopa, Liliam Pitanga e Coordenador de Relações Internacionais e Esportiva, Marco Costa.
Na ocasião, os presentes abordaram temas comuns entre Bahia e Estados Unidos e reiteraram a importância de estreitar ainda mais os laços entre estes dois anfitriões de grandes eventos esportivos. Vale lembrar que o país americano sediou a Copa de 1994 e os jogos Olímpicos de Atlanta de 1996, e Salvador se prepara para sediar a Copa das Confederações de 2013 e a Copa de 2014.
E foi com grande satisfação e expectativa que o embaixador americano, Thomas Shannon, anunciou a intenção de criação do programa visitante voluntário, que tem como foco os legados sociais que serão deixados após os megaeventos esportivos, como resultado de mais uma parceria com o Governo do Estado da Bahia. “Pretendemos mandar nos próximos meses uma delegação de funcionários do governo para visitar cidades americanas que sediaram grandes eventos esportivos e trocar experiências sobre melhores práticas. Tenho certeza que a Bahia e o Brasil serão ótimos anfitriões”, exaltou Shannon.
As palavras do embaixador foram ressaltadas pelo Secretário da Copa na Bahia, Ney Campello, que defende os legados sociais como os principais benefícios deixados pela Copa. “Parcerias assim são importantes para fomentar e estimular os legados sociais. Os Estados Unidos já têm um caminho andado e o Governo da Bahia vai lá tomar conhecimento dessas práticas e extrair boas lições”. Campello também fez questão de lembrar que o País Americano é o maior emissor de turistas no período dos jogos do mundial.
Números estimulantes de fato não faltam. Segundo o Secretário de Turismo, Domingos Leonelli, a Bahia teve no último ano, um aumento do número de desembarque de americanos no Estado, passando de dois mil para 20 mil passageiros ao ano.
Já o Secretário da Sepromi, Elias Sampaio, também destacou a importância de desenvolver e estimular inclusão social de negros. “Temos que incluir racial e etnicamente. Acredito sim que é um desafio grande, mas superável”.
Outro ponto de destaque com a parceria Bahia e Estados Unidos, é a questão da Segurança, como afirmou o Secretário de Segurança Pública, Mauricio Teles. “Temos que aproveitar e extrair dos americanos os conhecimentos técnicos de Segurança, o aperfeiçoamento e melhorias das técnicas”.
Thomas Shannon fica na cidade até hoje (09/11), quando encerra sua visita conhecendo o Projeto Cultural Afro-Brasileiro, Ilê Aiyê, e um dos maiores pontos turísticos da cidade, o Mercado Modelo.
Ascom Secopa
Juliana Rodrigues
Imprensa e WebTv
Assessoria de Comunicação
Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
Tel.: 3103-1520 /9254.4764
Imprensa e WebTv
Assessoria de Comunicação
Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
Tel.: 3103-1520 /9254.4764
Autor: ,postado em 11/11/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia