Bahia termina a primeira fase das Olimpíadas Escolares com medalha de bronze no

Bahia termina a primeira fase das Olimpíadas Escolares com medalha de bronze no taekwondo
A Bahia conquistou a segunda medalha na etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2012, para alunos de 15 a 17 anos, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso e encerrou a participação nas modalidades individuais. Depois do bronze no judô, com Luís Henrique, de 17 anos, na categoria meio-médio, os baianos conquistaram uma medalha de bronze no taekwondo, com Felipe Severino, também de 17 anos, que ficou com o terceiro lugar, na categoria pesado, de 65 a 74 quilos. Na primeira etapa da competição a Bahia teve representantes em seis modalidades: judô, tênis de mesa, ginástica rítmica, taekwondo, atletismo e vôlei de praia.
As disputas das modalidades de handebol, vôlei, futsal, natação e xadrez começam nesta sexta-feira (30/11) e se encerram na próxima terça-feira (4/12), quando começam as disputas de basquete e handebol, finalizando no sábado (7/12). As Olimpíadas Escolares 2012 são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, que também realizou a seletiva estadual. Os estudantes baianos se uniram aos mais de 4.000 atletas do Brasil, que estão divididos em 28 delegações.
Da cidade de ilhéus, sul da Bahia, vem o atleta Felipe Gabriel Severino, do Colégio Estadual Iguape. O baiano ganhou no taekwondo, a medalha de bronze, na primeira participação dele, na etapa nacional dos jogos escolares.
Incentivado pelos professores da escola onde estuda, Gabriel passou a praticar o taekwondo demostrando muito comprometimento nos treinamentos. “Desde o inicio que eu sou fominha, treino todos os dias. O esporte mudou a minha vida. Vou lutar muito para quem sabe, ser um atleta olímpico”, disse.
De família humilde, Gabriel já estava satisfeito apenas de participar da competição, já que nunca conseguiu competir fora da Bahia. “Isso é um sonho. Independente do resultado foi uma experiência muito grande para mim. Dedico essa medalha a minha família e amigos que me apoiaram”, disse, feliz, Gabriel.
Para o professor de educação física Diego Lins, o taekwondo tem crescido bastante na Bahia, principalmente no interior. “Muito positivo o crescimento do esporte nas cidades do interior baiano, principalmente no extremo sul. Vale a pena destacar também, que todos os atletas que trouxemos para essa competição de taekwondo são de escolas públicas”, disse Diego.
Outras modalidades
Entre giros e saltos, beleza e plasticidade as competições de ginástica rítmica encantaram o público. A ginasta baiana Juliana Ordine, conseguiu se superar na competição chegando a disputar as finais. Para ela, o resultado é o que menos importa no momento, já que o nível da competição aumentou bastante. “Eu fiquei entre as 12 melhores ginastas do Brasil. Acho que fui muito bem. Agora é continuar treinando bastante para melhorar minha marca”, disse.
No atletismo, destaque para Luziene Santos, da cidade de Ubaíra. Ela conseguiu nos três mil metros, a sétima colocação no geral, com o tempo de 13m03s96.
No judô, além da medalha de bronze conquistada pelo atleta Luís Henrique, a Bahia bateu na trave na disputa por equipe. Mesmo assim, merece destaque pela raça, empenho e dedicação dos atletas.
Marcus Carneiro - direto de Cuiabá
ASCOM / SUDESB |
Autor: ,postado em 30/11/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia