Bahia recebe pela terceira vez o rali náutico World Arc, uma das maiores regatas

A Bahia vai receber, pela terceira vez, nesta quarta-feira (30/1), as primeiras embarcações do rali náutico World Arc, um dos cruzeiros mais conhecidos de volta ao mundo. O rali que acontece a cada dois anos, fará uma das escalas nas águas da Baía de Todos os Santos. Cerca de 20 embarcações de 45 a 61 pés, de 15 países, têm chegadas previstas ao Terminal Náutico de Bahia, entre os dias 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
Perto de concluírem a meta de circunavegar o mundo, os velejadores começaram a travessia na ilha caribenha de Santa Lúcia, em 8 de janeiro de 2012. Até à Bahia, os veleiros terão que concluir a passagem pelo Atlântico Sul, completando uma viagem de 3.600 milhas náuticas. O destino final é o mesmo que se iniciou, em Santa Lúcia, depois de mais de 26.000 milhas náuticas em 15 meses velejando ao redor do mundo.
A coordenadora do rali náutico World Arc, a portuguesa Suzana Buraca, explica que a Bahia é um dos destinos preferidos dos tripulantes. “Os bons ventos sempre nos trazem aqui. Na Baía de Todos os Santos, os velejadores podem navegar e conhecer lugares como o Morro de São Paulo, Ilha de Itaparica e Ilhéus”, disse.
Para chegarem até a Bahia, os velejadores tiveram que cruzar os três oceanos: Atlântico, Pacífico e o Índico. Largando em Santa Lúcia, a frota atravessou o Canal do Panamá, antes de explorar o arquipélago das Galápagos e as ilhas do Pacífico. Na rota para Austrália, os veleiros passaram por Marquesas, Ilhas Sociedade, Tonga, Fiji e Vanuatu. Depois de cruzar a Grande Barreira de Corais, o rali visitou Bali, antes de atravessar o Oceano Índico, com paradas em Christmas Island, Cocos Keeling, Maurícias e Reunião, até chegarem à África do Sul, com destino ao Brasil. Após a passagem pela costa Brasileira, a frota segue para Granada, no Caribe, antes de terminarem a travessia na ilha de Santa Lúcia, em abril de 2013.
O rali náutico World Arc tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. Essa é a 10° regata internacional que a Bahia recebe desde 2007.
Marcus Carneiro
Ascom / Sudesb
ASCOM / SUDESB |

Autor: ,postado em 29/01/2013
Comentários
Não há comentários para essa notícia