Passagem de Comando do 2º Distrito Naval

Uma cerimônia militar, programada para o próximo dia 07 de abril, às 10h00, marcará a passagem de comando do 2º Distrito Naval (Com2°DN), do Vice-Almirante Antônio Fernando Monteiro Dias para o Vice-Almirante Luiz Henrique Caroli. O evento está previsto para acontecer na sede do 2° Distrito Naval, situada no bairro do Comércio, e será presidido pelo Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, Comandante de Operações Navais.
Missão cumprida
Ao sedespedir do 2º Distrito Naval, do qual esteve à frente por um ano, 11 meses e 10 dias, o Vice-Almirante Monteiro Dias deixa também o Serviço Ativo da Marinha do Brasil, onde acumulou, em 40 anos de carreira, 4.293 dias de embarque e o comando de sete Organizações Militares. Dentre as suas principais realizações à frente do Com2°DN, destaquepara a Coordenação das Ações de Defesa durante a Copa das Confederações 2013, em Salvador, e o Sorteio dos Grupos da Copa do Mundo de 2014, no Litoral Norte.
Novo Comandante
Natural do Rio de Janeiro/RJ, o Vice-Almirante Caroli formou-se na Escola Naval em dezembro de 1978. Em sua carreira, participou de importantes comissões, tendo comandado o Navio-Aeródromo “São Paulo”, a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), a 2ª Divisão da Esquadra, o Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, o Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira” e, em Salvador, o Navio-Varredor “Atalaia”. Antes de ser designado para o Com2°DN, ocupava o cargo de Subchefe de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, em Brasília/DF.
Como primeiro desafio à frente do Com2°DN, o Vice-Almirante Caroli será o responsável pela Coordenação das Ações de Defesa de Área, executadas pelas Forças Armadas, na Copa do Mundo de 2014, tanto em Salvador, cidade-sede de seis partidas do torneio, quanto em Aracaju, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Praia do Forte, localidades onde ficarão concentradas seleções estrangeiras.
O Comando do 2º Distrito Naval
A criação do Comando do 2º Distrito Naval remonta o ano de 1942, quando da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ocasião em que foi decretada a criação dos Comandos Navais e Salvador designada sede do Comando Naval do Leste. Essa denominação foi mantida até 1945, quando o Comando do 2º Distrito Naval passou a ter sua denominação atual.
Subordinado diretamente ao Comando de Operações Navais, o 2º Distrito Naval tem uma área de jurisdição de mais de 1.100.000 km², englobando os estados da Bahia, Sergipe, parte do norte de Minas Gerais e sudoeste de Pernambuco. A leste, a área possui mais de 1.200 km de confrontação com o Oceano Atlântico e, a oeste, é cortada pelo Rio São Francisco, desde Pirapora/MG até Paulo Afonso/BA.
Entre as importantes tarefas atribuídas ao Comando do 2º Distrito Naval, estão: executar operações navais, aeronavais e de fuzileiros navais; contribuir para a segurança do tráfego aquaviário, no que se refere à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e hidrovias interiores, e a prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio; coordenar e controlar as atividades de patrulha naval, inspeção naval e socorro e salvamento marítimos; controlar a movimentação de meios navais, nacionais e estrangeiros, em trânsito; cooperar na repressão aos delitos de repercussão nacional ou internacional, quanto ao uso do mar, águas interiores e áreas portuárias; e cooperar para a preservação e utilização racional dos recursos do mar e das águas interiores.
Natural do Rio de Janeiro/RJ, o Vice-Almirante Caroli formou-se na Escola Naval em dezembro de 1978. Em sua carreira, participou de importantes comissões, tendo comandado o Navio-Aeródromo “São Paulo”, a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), a 2
A criação do Comando do 2
Autor: ,postado em 02/04/2014
Comentários
Não há comentários para essa notícia