MUSICA DE AGORA NA BAHIA TRAZ A ‘REALIDADE AUDITIVA AUMENTADA

A próxima Projeção Sonora do MAB - Musica de Agora na Bahia acontecerá no dia 22 de agosto, a partir das 20h, na Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40, no Dois de Julho). O espetáculo do MAB 2014-15 conta com o patrocínio da Petrobras e vai apresentar o que os organizadores chamam de "realidade auditiva aumentada". Trata-se do resultado da mistura de algumas características - como combinar elementos virtuais com ambiente real e ser interativa e ter processamento em tempo real, entre outras - em um ambiente sônico.
O público baiano poderá acompanhar uma série de eventos que darão a largada para atividades artísticas de alto nível, de grande sofisticação e relevância nacional e internacional, que se estenderão até dezembro de 2015. O MAB, que teve sua primeira edição em 2012, retorna em 2014 com patrocínio do Programa Petrobras Cultural – Redes de Música. Com uma série de mais de cem ações artísticas, de formação de plateia e de formação de músicos, o MAB é uma iniciativa que envolve público e artistas em direção à conscientização e difusão da produção musical atual com o olhar focado na Bahia.
O projeto visa apresentar à sociedade a rica produção de música contemporânea na Bahia, qualificar compositores e intérpretes, além de mostrar à população um outro lado da arte, colaborando com seu enriquecimento cultural. O MAB conta com concertos com artistas locais, nacionais e internacionais, palestras, recitais em escolas públicas, intervenções performáticas, seminários, workshops, concursos de composição locais e um latino-americano, além da concessão de bolsas para estudantes da rede pública e para compositores de outros estados do Brasil. O MAB é realizado pela OCA – Associação Civil Oficina de Composição Agora, que desde 2004 desenvolve atividades artísticas e educacionais no âmbito da música popular e erudita no Brasil e internacionalmente.
O ESPETÁCULO
Os flautistas Marina Monroy e Lucas Robatto (membro da Orquestra Sinfônica da Bahia - Osba) explorarão esse terreno desconhecido ao soprarem seus instrumentos enquanto interagem em tempo real com computadores e dispositivos digitais, em peças de compositores da nova música de concerto, a música erudita do século XXI.
Um exemplo é Boreal II (2014), de Guilherme Bertissolo, na qual "a escritura da flauta conduz o discurso através de uma viagem pelas suas próprias memórias, aquelas tocadas durante a performance e outras, longínquas, do passado, outrora criadas e tocadas por outrem, como num encontro de alguém consigo próprio, com seus antepassados, ao se deparar com seu futuro", descreve o autor, que terá a execução de Lucas nesta peça.
Outras peças de flauta e eletrônica apresentadas serão: Aisthesis (2014), de Alisson G. Silva e Algo, ritmo (2014), de Menahem Hein - ambas com a execução ao vivo de Marina Monroy. Já em Estudo de Sonoridades Brasileiras III (2014), de Alexandre Espinheira, o foco é o som do pandeiro expandido ao infinito através da eletrônica. Haverá aindaTransit of Venus (2013), de Rafael de Oliveira; The Journey (1994), Paulo Chagas (com projeção de vídeo de Inge Kamps) e Nowhereworldmusic (2014), de Túlio Augusto.
SERVIÇO:
3a Projeção Sonora - Instrumentos expandidos: a realidade auditiva aumentada
Data: 22/08/2014
Horário: 20h
Local: Casa Preta (Rua Areal de Cima, nº 40 – Dois de Julho)
Ingressos: R$6,00 (meia) e R$12,00 (inteira)
Maiores informações: http://www.musicadeagoranabahia.com/
Autor: ,postado em 16/08/2014
Comentários
Não há comentários para essa notícia