Tenista que passou fome brilha em circuito escolar

A rodada de estreia da etapa baiana do Circuito de Tênis Escolar e Universitário, apresentado por Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, foi de jogos extremamente equilibrados entre os garotos da categoria até 12 anos. No entanto, foi uma partida especificamente que prendeu a torcida na Winner Tennis até as 20h: Hawan Cardozo (Escola Heitor Dias) x Guilherme Távora (Colégio Módulo).
Seria só mais uma partida bem disputada como tantas outras do primeiro dia de competição na capital baiana. Seria. Quem acompanhava do lado fora e se contagiava com a vibração a cada ponto do jovem Hawan, de 11 anos, não imaginava a história de superação que ele carrega. Foi o professor e tio de Hawan que, em meio ao público, acusou após um lindo ponto do garoto. “Esse menino passou fome, cara! Ele é um herói”, vibrou Moisés Cardozo. A partir de então, a torcida pelo menino que saiu de Ilhéus (cerca de 450 km de Salvador) aumentou significativamente.
A cada ponto, muitos gritos e aplausos do público espectador. Mas a partida foi disputada até o fim, o que deu contornos dramáticos até o último ponto da vitória de Hawan no super tie-beak: 6/7, 6/3 e 10/7.
Exemplo de vida
“Estou muito feliz por ter vencido. Acho que posso ser alguém na vida jogando esse treco aí chamado tênis”, disse o desinibido e humilde Hawan, cheio de expectativa em poder crescer no esporte e oferecer melhores condições de vida à família. Antes de viver e treinar com o tio Moisés em Ilhéus, ele passou por momentos bem difíceis. “Vivia com minha vó em Sambaituba [zona rural de Ilhéus] e algumas vezes fiquei com fome. É... Nem sei explicar direito. Não tive o que comer algumas vezes mesmo”, lembrou com os olhos cheios de lágrima.
O exemplo de vida transmitido por Hawan é tão contagiante quanto o sorriso que ele não abandona um segundo sequer. Foi com esse espírito que ele deixou claro que não está na competição para passar o tempo, simplesmente. “Quero ganhar. Viajei 7h e esqueci de todas as dificuldades para viver o sonho de ser campeão aqui em Salvador”, cravou o jovem tenista, que, por falta de condições financeiras, está hospedado na casa do avô de um amigo.
Fim de semana movimentado
O show da garotada da categoria até 12 anos continua neste sábado (25). As meninas vão entrar em quadra pela primeira vez no campeonato e os meninos seguirão medindo forças em busca do título. No domingo, ocorrerão as semifinais e, na segunda-feira, serão conhecidos os campeões. Os vencedores de cada categoria, no masculino e feminino, serão contemplados com uma bolsa de treinamentos de tênis na Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, na Espanha, além de um curso de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
O Circuito de Tênis Escolar e Universitário é apresentado por Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o co-patrocínio da Azul – a transportadora oficial. A organização é do Instituto Sports.
O EVENTO
Em formato dividido entre chaves masculina e feminina, as disputas acontecem em diferentes categorias, como 12 anos, 14 anos, 18 anos (para jogadores a partir dos 15 anos) e universitário, que aceita inscrições somente de alunos da graduação. Confira abaixo ou no site do torneio as datas dos jogos, as sedes de cada estado e o prazo para as inscrições.
EXPERIÊNCIA EM BARCELONA
Segundo Sergio Casal, proprietário da Academia Sánchez-Casal, os tenistas brasileiros terão uma oportunidade especial para elevar o nível técnico e trocar experiências com treinadores e jogadores de diversas nacionalidades. "Estamos felizes por receber os tenistas brasileiros. Esta é uma oportunidade incrível para que estes jogadores vivenciam uma experiência internacional, treinar em alto nível com treinadores e jogadores de diferentes nações, um intercâmbio fundamental para o atleta se desenvolver dentro e fora das quadras.", disse o ex-número 1 de duplas do mundo e medalhista de prata nas Olimpíadas de Seul, em 1988.
EDUCAÇÃO E ESPORTE
Ao longo de sua história, o Circuito de Tênis Escolar e Universitário tem como objetivo aliar estudo e a prática esportiva na vida dos jovens, um projeto que busca claramente transformar a vida das pessoas e já premiou mais de 200 alunos e diversas instituições de ensino do País nos últimos anos.
ETAPA DA BAHIA
Local: Winner Tennis Academia
[Rua Barros Pimentel, 129 - Jardim Imperial – Pituaçu - Salvador/ BA] -
Mais Informações: [email protected]
PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES
Jogos da categoria 12 anos – de 24 a 27 de abril (inscrições encerradas)
Jogos da categoria 14 anos – de 01 a 04 de maio (inscrições até 28 de abril)
Jogos da categoria 18 anos – de 08 a 11 de maio (inscrições até 05 de maio)
Jogos da categoria Universitária – de 15 a 18 de maio (inscrições até 05 de maio)
-----
Foto: Jéssica Santana/Taurus Comunicação/Divulgação
-----
Atenciosamente,
JIOVANI SOEIRO
Taurus Comunicação
Autor: ,postado em 25/04/2015
Comentários
Não há comentários para essa notícia