Baiano 2016: arbitral define grupos de torneio, que começa em 31 de janeiro

Os principais detalhes do Campeonato Baiano 2016 foram definidos nesta terça-feira, durante arbitral realizado na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), em Salvador. Durante o encontro, que contou com representantes dos doze clubes envolvidos no torneio, foi decidida a composição dos grupos, além de uma mudança de regulamento para a fase mata-mata da competição. O Baianão começará no dia 31 de janeiro, terá uma pausa para o carnaval e será encerrado no dia 8 de maio.
O Grupo 1 será composto por Vitória, Flamengo de Guanambi, Juazeirense, Colo Colo, Bahia de Feira e Galícia. O Grupo 2 terá Bahia, Jacobina, Vitória da Conquista, Jacuipense, Feirense e
Fluminense de Feira. A fórmula é a mesma de 2015: cada equipe enfrentará rivais do outro grupo apenas em jogos de ida, e os oito melhores classificados em toda competição seguem em disputa para as quartas de final, semifinais e final. No caso da disputa na parte de baixo da tabela, as quatro piores equipes da disputam mata-mata, com ida e volta, para definir quem cai para a segunda divisão do estadual.

Nas quartas, os oito classificados serão novamente divididos, nos Grupos 3, 4, 5 e 6, com duas equipes cada, que se enfrentarão em jogos de ida e volta. O primeiro colocado da primeira fase enfrentará o 8º; o 2º duelará com o 7º; o 3º fará uma disputa contra o 6º; e o 4º contra o 5º.
A modificação em relação ao estadual deste ano será com relação à fase de mata-mata. O mando de campo da etapa decisiva da competição será definido com base na classificação geral do campeonato, e não no desempenho da fase anterior, como ocorreu nesta temporada.
O arbitral decidiu ainda que os jogos marcados para os sábados serão realizados às 16h. Como o Ba-Vi do Baianão de 2015 foi realizado no Barradão, o rodízio determina que o clássico seja com mando tricolor na próxima temporada.
COPA DO NORDESTE E SÉRIE D
O campeão e o vice do estadual garantem vaga na Copa do Nordeste de 2017 e na Copa do Brasil. O terceiro colocado terá novamente a opção de escolher entre uma vaga no Nordestão de 2017 ou na Série D de 2016. O quarto colocado herda a vaga que for preterida pelo terceiro. Assim, se a equipe que ficar na terceira posição optar pela Copa do Nordeste, o adversário vai disputar a Série D de 2016. No entanto, se o terceiro colocado escolher disputar a Série D de 2016, o quarto colocado acumula as vagas no Nordestão e na Série D de 2017. A medida contraria uma norma da CBF enviada recentemente à FBF, que determinava que os clubes que disputarem a edição 2016 estarão garantidos na competição do ano seguinte. A partir de 2017, os times classificados pelos estaduais ou seletivos
Autor: ,postado em 02/12/2015
Comentários
Não há comentários para essa notícia