Sudesb doa materiais esportivos para Base Comunitária de Vitória da Conquista

Bolas, quimonos, luvas de boxe, coletes, saco de pancada e tatames foram alguns dos materiais esportivos doados pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), à Base Comunitária de Segurança (BCS) de Vitória da Conquista na última sexta-feira (13). Os materiais serão utilizados por alunos de projetos voltados para a prática de lutas, como artes marciais e pugilismo, além de futsal e xadrez, que são desenvolvidos por policiais militares.
Atualmente, três projetos de esporte e lazer estão em execução: Luta Cidadã (jiu jitsu), Xadrez para Vencer e Na Base do Esporte(futsal). Eles atendem gratuitamente a cerca de 160 crianças e adolescentes de 08 a 17 anos, moradores de áreas de alta vulnerabilidade social. As atividades acontecem duas vezes por semana, em escolas públicas municipais ou estaduais, na Pastoral do Menor e também na Praça CEUs J. Murilo. Além desses, outros dois projetos estão em fase de implementação: um voltado para o ensino de muay thai e um para o ensino de balé.
Durante a cerimônia de entrega, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, destacou o importante trabalho que os militares vêm realizando na comunidade e o quanto isso faz diferença na vida dos envolvidos. “Essa ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Setre e faz parte do plano de metas do Pacto pela Vida de incentivar o esporte comunitário, especialmente no segmento infanto-juvenil, com o objetivo de combater a inserção dos jovens no mundo das drogas e fortalecer a construção de novos valores no esporte”, explicou.
Essa não é a primeira doação que a Sudesb realiza para as Bases. No mês passado, uma entrega de material esportivo também foi feita a 15 bases comunitárias, sendo 10 da capital, duas da Região Metropolitana (Camaçari e Lauro de Freitas) e três do interior do estado (Vitória da Conquista, Itabuna e Porto Seguro). O investimento para aquisição das peças foi de R$205 mil.
Mudanças no comportamento - um dos monitores do projeto de Jiu Jitsu em Vitória da Conquista, o soldado Uiliam Almeida, falou sobre as mudanças de comportamento nos alunos em dois anos da implantação do projeto. "Em quase dois anos de atividade, pais de alunos chegam até os monitores e agradecem a melhoria do comportamento de seus filhos em casa. Os professores relatam que alguns alunos tiveram uma melhora significativa nas atividades de classe, sem falar da evolução técnica da arte marcial (Jiu Jitsu) nos treinos refletidos em conquistas e medalhas em campeonatos", explicou.
Ascom Sudesb
16.05.2016
Autor: ,postado em 17/05/2016
Comentários
Não há comentários para essa notícia