Teixeira de Feitas é o primeiro município da Bahia a receber a Tocha Olímpica

Nesta sexta-feira 20, o símbolo dos Jogos Olímpicos vai percorrer os municípios de Eunápolis, Itapetinga e Vitória da Conquista.
A participação popular marcou o início, na manhã desta quinta-feira 19, da passagem da tocha olímpica na Bahia. O município de Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, porta de entrada da chama olímpica no Estado, parou para acompanhar o evento.
Apresentações de capoeira, fanfarras, hip hop e carreata agitaram a festa, que chamou a atenção por onde passava. Foi assim com o pequeno Brendo Castro que, nos ombros do pai, olhava hipnotizado para o fogo olímpico. “É muito bonito”, resumiu. Márcio Castro, pai de Breno, fez questão de levar o filho para presenciar o momento. “Vai ficar marcado na história da nossa cidade, e estamos participando disso tudo”, disse, orgulhoso.
Secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, que até ensaiou acompanhar a tocha, e coordena o Grupo de Trabalho das Olimpíadas no Estado, ressaltou o valor histórico da passagem da tocha. “É um momento histórico, que vai deixar como mensagem o estímulo à prática esportiva e a cultura da paz e da amizade entre os povos”, afirmou.
Prefeito de Teixeira de Freitas, o médico João Bosco, além de ressaltar a importância da Tocha Olímpica iniciar sua jornada na Bahia pelo município, reforçou a importância de “o esporte como ferramenta de construção de uma sociedade mais digna e saudável”.
Após Teixeira de Freitas, a chama seguiu para os municípios de Itamaraju, Santa Cruz Cabrália e finaliza o percurso do primeiro dia em Porto Seguro, a primeira das sete Cidades Celebração, onde a chama olímpica pernoita.
O MUNICÍPIO
Localizado no Território de Identidade Extremo Sul, Teixeira de Freitas alcançou a emancipação político-administrativa em 9 de maio de 1985. O nome da cidade é uma homenagem ao estatístico baiano Mário Augusto Teixeira de Freitas (1890 - 1956), fundador do IBGE - instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Distante cerca de 800 km de Salvador, e com uma área de 1.163 quilômetros quadrados, é o maior município do Extremo Sul baiano.
Com população da ordem de 155,6 mil habitantes e gentílico teixeirense, a cidade faz limítrofe com os municípios de Vereda, Medeiros Neto, Alcobaça e Caravelas. Tem clima tropical, e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,685, conforme o PNUD 2010 - Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento.
Cidades Celebração – Além de Porto Seguro, a chama vai pernoitar em mais seis cidades: Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Salvador, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, chamadas 'Cidades Celebração', que vão promover uma série de atividades para festejar a passagem da tocha olímpica no Estado até o dia 26 do corrente.
Roteiro da Tocha Olímpica na Bahia
20/05 – Eunápolis, Itapetinga, Vitória da Conquista;
21/05 – Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus;
22/05 – Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu, Valença;
23/05 – Lençóis;
24/05 – Salvador;
25/05 – Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso, Senhor do Bonfim;
26/05 – Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho;
27/05 – Paulo Afonso.
Ascom/Setre
Tadeu Paz
Teixeira de Freitas 19/05/2016
Autor: ,postado em 20/05/2016
Comentários
Não há comentários para essa notícia