seis jogadores na lista de 16, o Vasco da Gama dominou a convocação da seleção brasileira de futebol de areia para a preparação rumo à Copa do Mundo da FIFA das Bahamas, de 27 de abril a 7 de maio, em Nassau. Em busca do pentacampeonato nas Bahamas, o técnico Costa manteve a base que levou o time a uma invencibilidade de 29 jogos. Os treinos começam na próxima semana nas areias de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com apresentação marcada para o dia 3. O treinador também chamou atletas de Fluminense, Botafogo, Sampaio Corrêa, Sport Recife e dos russos Krylya Sovetov, Delta Saratov e Lokomotiv de Moscou, uma das potências da modalidade.
O Brasil será cabeça de chave D e enfrentará na primeira fase Taiti (atual vice-campeão mundial), Polônia (campeã das eliminatórias da Europa) e Japão. A delegação verde e amarela embarca para o Caribe no dia 23 de abril e estreia contra os taitianos em 28.
- Chamamos a base de jogadores com os quais estamos trabalhando há quase um ano e meio. Entramos agora na reta final de preparação para o grande objetivo de todos nós. Desde o começo de 2016, montamos um planejamento detalhado para que cada passo fosse dado com segurança, tudo bem pensado, visando Bahamas. Temos pouco mais de 20 dias de treinos antes do embarque para a Copa do Mundo, foco, concentração e comprometimento precisam estar em níveis máximos - comentou Gilberto Costa, que assumiu a seleção brasileiro em janeiro do ano passado.
Grupo de 16 jogadores se apresenta no dia 3 na praia de Copacabana (Foto: Marcello Zambrana)
Após a apresentação no Rio, os 16 jogadores serão submetidos a testes e avaliações. Gilberto Costa comandará os treinos em tempo integral em Copacabana, e a delegação embarca para as Bahamas na noite de 23 de abril, com 12 atletas no Mundial.
- Agora é o momento de fazer ajustes, de enfatizar o trabalho tático, especialmente visando as partidas da primeira fase, agora que conhecemos os nossos primeiros adversários. Temos um time que, apesar de jovem, é experimentado, disputou competições de altíssimo nível de exigência, e enfrentou algumas das melhores seleções do mundo. Copa do Mundo é um torneio curto, onde não há espaços para erros, por isso precisamos chegar bem preparados - completou o treinador.
A seleção brasileira vem de uma sequência irretocável, com 29 partidas e seis títulos internacionais (Sul-Americano, Mundialito de Cascais, Mundialito de Santos, Copa Intercontinental, Copa América e eliminatórias sul-americanas). Em sua caminhada na temporada, o Brasil marcou 234 gols (média superior a 8 por jogo) e sofreu apenas 64 (média de 2,2 por partida), derrotando forças da modalidade como Rússia (bicampeã mundial), Paraguai, Japão, Irã, Taiti , Portugal (atual campeão mundial), Polônia (campeã das eliminatórias da Europa) e Itália (classificada para a Copa).