O Open Internacional de Atletismo e Natação, que está sendo realizado neste fim de semana em São Paulo, trouxe de volta para o pódio as estrelas da natação na Paralimpíada de 2016. Principal destaque da competição no Rio no ano passado, Daniel Dias foi campeão da superfinal dos 100m livre, neste sábado, um dia depois de se classificar para o Mundial de natação, na Cidade do México, em outubro. Phelipe Rodrigues e Andre Brasil completaram o trio de medalhistas na prova multiclasse. Na superfinal dos 100m borboleta, Felipe Cantran, da classe S14, ficou com o ouro e garantiu presença no Mundial.
Daniel Dias é campeão da Superfinal do Open Internacional paralímpico (Foto: Alexandre Urch/MPIX/CPB)
O multimedalhista Daniel Dias, da classe S5, aprovou a disputa que mistura atletas de várias classes. O nadador acredita que o formato mostra de forma clara o que é o esporte paralímpico, com atletas de categorias e deficiências diferentes.
- Acho legal esse sistema. Quem está assistindo acaba vendo vários nadadores com deficiências e classes diferentes. E essa, em particular, com seis medalhistas dos Jogos do Rio, foi muito boa. É legal nadar em uma prova com atletas vitoriosos. A gente sabe que não é quem bate primeiro que necessariamente será o campeão, então todos os nadadores competem contra eles mesmos. Em um esporte individual como a natação, a disputa assim fica mais individual ainda. Gostei dessa final e achei importante adotarmos esse sistema - disse Daniel.