As regiões Norte e Nordeste do país sempre chamaram a atenção por seus clubes de tradição e, principalmente, pela enorme paixão que o futebol desperta nos seus torcedores, que historicamente sempre tiveram o hábito de ir aos estádios em grande número, promovendo lindos espetáculos.
No entanto, na atual temporada o comparecimento não está sendo dos melhores. Apesar dos bons públicos registrados nas suas fases finais, nem mesmo a Copa Verde e a Copa do Nordeste, competições organizadas pela CBF para estimular o futebol e a enorme rivalidade regional, conseguiram despertar o interesse das torcidas conforme o esperado. Preço do ingresso, medo da violência e excesso de jogos sem caráter realmente decisivo podem ser alguns dos motivos.
(Foto: GloboEsporte.com)
O resultado é que nenhuma equipe dessas regiões aparece entre as 10 primeiras no ranking de média de público pagante feito pelo GloboEsporte.com com base nos jogos como mandantes dos 60 clubes das três principais divisões do futebol nacional. Lembrando que além dos três nordestinos da Série A - Bahia, Sport e Vitória - temos ainda seis times do eixo Norte-Nordeste na B - ABC, Ceará, CRB, Náutico, Paysandu e Santa Cruz - e outras nove na C do Brasileiro - ASA, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Fortaleza, Moto Club, Remo, Salgueiro e Sampaio Corrêa.
De todos eles, o melhor desempenho é justamente do Tricolor baiano, atual campeão da Copa do Nordeste. Nos 14 jogos em que teve o mando de campo, o Tricolor de Aço teve média de 13.992 espectadores, o que lhe garante a 11ª posição no geral, superando Fluminense (11.310), em 12º; Santos (11.004), em 13º; e Vasco (10.912), em 14º.
Na vice-liderança aparece o Paysandu (10.362), seguido pelo Remo (9.658). Os dois clubes costumam atrair muitos torcedores ao Mangueirão, sobretudo quando disputam o tradicional clássico Re-Pa. Na classificação geral, o Papão da Curuzu ocupa a 15ª colocação, enquanto o Leão Azul está em 16º lugar.