A Confederação Brasileira de Ginástica divulgou neste sábado os atletas que alcançaram critério técnico para representar o Brasil no Pan-Americano de Especialidades, em agosto, no Peru. Para chegar ao time, a CBG realizou seletiva interna em São Bernardo do Campo, onde os concorrentes apresentaram suas séries completas de acordo com o novo código de pontuação. Após dois dias, a soma dos resultados determinou os classificados.
No time feminino, se garantiram Carolyne Pedro (Cegin-PR) e Flávia Saraiva (Flamengo-RJ), com o técnico Francisco Porat. No masculino, Péricles Silva (Pinheiros-SP), Jared Azarini (São Bernardo-SP), Caio Souza (São Bernardo-SP) e Arthur Zanetti (SERC/São Caetano-SP), com o técnico é Ricardo Yokoyama. Eram seis vagas para a ginástica artística masculina e quatro para a feminina, sendo que o Brasil poderá inscrever dois ginastas em cada aparelho.
Arthur Zanetti durante a seletiva brasileira para o Pan (Foto: Osvaldo F./Contrapé)
- Em uma competição aberta, se testa a parte psicológica do atleta. Em um ginásio aberto, com público, com pressão. Ele tem que fazer a série com outros ginastas, não está à portas fechadas. É um diferencial para o ginasta fazer uma avaliação em real competição - explicou Marcos Goto, coordenador das Seleções de Ginástica Artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Zanetti, inclusive, comentou sobre a possibilidade de testar a série nova na competição.
- Dependendo de como estiver o nível do Pan podemos ou não testar a série nova - vai depender da decisão do meu treinador, Marcos Goto. Mas o Pan será mesmo mais uma etapa de preparação. Até o Pan ainda dá para melhorar muito e até o Mundial também. A temporada está indo bem e o efeito dos treinamentos estamos vendo nas competições - disse o campeão olímpico de Londres 2012.Além dos atletas da categoria adulta, os jovens talentos da juvenil também competiram por vagas na equipe que vai aos Jogos Sul-Americanos da Juvenil, seguindo critérios. Os classificados foram: Laura Rocha (São Bernardo-SP), Luiza Silva (SERC/São Caetano-SP), Beatriz Silva (SERC/São Caetano-SP), Júlia Lopes (São Bernardo-SP) e Bianca Tavares (Fluminense-RJ), no feminino; e Diogo Soares (Piracicaba-SP), Lucas Souza (Minas Tênis Clube-MG), Murilo Pontedura (SERC/São Caetano-SP), Patrick Barone (Adeco-SP) e Matheus Silva (Minas Tênis Clube-MG).