A atleta de Presidente Prudente, Giovana Rosália dos Santos, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo. A jovem subiu ao pódio nos 400m, ao fazer o tempo de 53s57, novo recorde brasileiro na categoria. A final foi disputada nesta sexta-feira (14), em Nairóbi, no Quênia.
A tcheca Barbora Malikova ficou com o ouro, ao atingir a marca de 52s74. Ela foi seguida pela queniana Mary Moraa, com 53s31. A cerimônia de premiação da prova será realizada neste sábado (15).
Nascida em Assis (SP), Giovana, de 16 anos, mora e treina em Prudente. Ela chorou muito após cruzar a linha de chegada e ver que havia conquistado a medalha e batido o recorde brasileiro.
– Esperava o resultado, mas é um alívio quando você vê que conseguiu alcançar um objetivo. Agora, quando voltar para casa, quero cobrar o churrasco que apostei com o Inaldo (Sena), meu treinador, de que iria quebrar o recorde – falou a entusiasmada Giovana, ao site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Giovana treina com Inaldo há cerca de três anos. Começou nos 100m e nos 200m, mas desde 2015 deu preferência aos 400m. No ano passado, passou por um momento difícil, ao romper o ligamento cruzado anterior do joelho direito.
Atleta da Secretaria Municipal de Esporte (Semepp), Giovana tinha como melhor resultado pessoal a marca de 54s43, obtida em Campinas (SP), no dia 20 de maio. Já o recorde brasileiro sub-18 pertencia a Amanda Fontes Dias, desde o dia 2 de setembro de 2000, com 54s27.
O presidente da CBAt, Toninho Fernandes, comemorou a medalha de bronze.
– Parabéns à Giovana e a todos que contribuíram para a sua conquista.
O técnico Inaldo Sena diz que Giovana, com a conquista, entra para a história do atletismo.
– Confesso que estou muito emocionado e feliz pela conquista da Giovana. Ela entra para história do atletismo de Presidente Prudente com esta medalha. É um começo, quem sabe, de termos a atleta em 2020, na próxima Olimpíada, no Japão. Com força e união de todos aqui em Prudente, o atletismo da nossa cidade voltará aos bons tempos de Claudinei Quirino, André Domingos entre outros... – falou Inaldo Sena, ao site da CBAt.