Atual campeão olímpico do salto com vara, o brasileiro Thiago Braz está fora do Campeonato Mundial de Atletismo, que começa na próxima sexta-feira, em Londres, na Inglaterra, e vai até o dia 13 de agosto. A informação foi publicada inicialmente pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada pelo GloboEsporte.com. Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o atleta foi cortado por problemas físicos: lesão na panturrilha no Troféu Brasil e dores nas costas.
Através de comunicado da sua assessoria de imprensa, Thiago Braz falou sobre a ausência no Mundial de Londres:
“Estou muito chateado por não participar do Mundial. Tentei de todas as formas me recuperar a tempo, mas infelizmente terei que adiar um dos meus grandes sonhos”
A CBAt, o Pinheiros e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) mandaram uma fisioterapeuta para acompanhar o atleta, que está na Europa, onde mora na cidade Fórmia, na Itália. O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, lamentou a ausência do campeão olímpico, mas ressaltou que o que importa no momento é a recuperação física de Braz.
- Infelizmente a lesão não regrediu e o saltador e seu treinador (Vitaly Petrov) decidiram pedir dispensa da convocação. Claro que ele fará falta ao Brasil, mas o mais importante, agora, é que ele busque sua plena recuperação.
De acordo com Antônio Carlos Gomes, superintendente de alto desempenho da CBAt, o corte do campeão olímpico foi para poupá-lo, já que o brasileiro passou por lesões e ficou parado por um tempo para a recuperação. Mas lembrou que Braz "não atravessa grande fase".
- O Thiago sentiu uma lesão na panturrilha no Troféu Brasil. Ele voltou para a Itália e ficou fazendo um período de fisioterapia e recuperação. Perdeu um período importante de treinos fortes. Depois, nessas caídas nos colchões, sentiu uma lesão nas costas e perdeu mais tempo se recuperando. Foi aí que decidimos sacá-lo do Mundial. Ele é o atual campeão olímpico, nós e o mundo todo esperamos muito dele, mas seria uma irresponsabilidade nossa nesse momento. O Thiago não atravessa grande fase. Nós não temos dez, não temos 20 campeões olímpicos, temos um só e precisamos poupá-lo para o futuro. Não vamos arrebentar o cara. É um ano de ressaca dos Jogos, não só dele, mas de todo mundo. Você vai ver isso no Mundial. A decisão foi tomada em conjunto. Nós nos reunimos ontem (quinta). Falo com o Vitaly (Petrov, técnico do Thiago Braz) todo dia pelo telefone, toda semana temos esse feedback dele - disse. "Seria uma irresponsabilidade nossa nesse momento. O Thiago não atravessa grande fase. Nós não temos dez, 20 campeões olímpicos, temos um só e precisamos poupá-lo para o futuro. Não vamos arrebentar o cara"
Fase ruim na temporada 2017
Thiago Braz não vem tendo um bom desempenho nas últimas competições. Na semana passada, no dia 21 de julho, voltou a mostrar irregularidade durante a etapa de Mônaco da Diamond League. O paulista precisou de cinco saltos para igualar sua melhor melhor marca na temporada outdoor (5,60m) e falhou nas três tentativas de ultrapassar o sarrafo a 5,72m, se despedindo em 9º e antepenúltimo lugar pelos critérios de desempate.