×

Médica destaca o acesso à informação no combate ao câncer de mama


Médica destaca o acesso à informação no combate ao câncer de mama

Problema de saúde pública no Brasil, o câncer de mama deve incidir em cerca de 66 mil mulheres até 2022, segundo avaliação do Instituto Nacional de Câncer (INCA) — órgão auxiliar do Ministério da Saúde. Entre as capitais do país com maior estimativa de casos para o final do ano, destaca-se São Paulo (18 mil), Rio de Janeiro (9 mil), Minas Gerais (8 mil) e Bahia (3 mil). 

Com a chegada do mês de prevenção e conscientização do carcinoma de mama — Outubro Rosa —, os esforços de unidades e profissionais de saúde estão voltados para o diagnóstico da doença. Isso porquê, segundo a “Folha Informativa” da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) — subsidiária da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas —, o câncer de mama possui alta taxa de cura quando prognosticado e imediatamente tratado.  

Segundo dados do Estudo Amazona, entre as brasileiras o câncer de mama tem maior risco de ser diagnosticado em estágio avançado, compreendendo 75% das mulheres. De acordo com a médica Adriana Monteiro, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, da clínica Iluminare, a falta de conhecimento sobre a doença reflete na incidência crescente do câncer entre as mulheres para 2020.

“Quando uma mulher consegue palpar na mama um nódulo através do autoexame, muitas vezes esse nódulo já tem mais de 1 ou 2 centímetros. Acontece então que essa identificação faz com que o diagnostico seja tardio, a cirurgia mais tardia ainda e os tratamentos mais difíceis. Boa parte do câncer de mama, cerca de 90%, não tem apenas causas genéticas, mas também comportamentais; ou seja, ligadas a fatores como o fumo, sedentarismo, alto consumo de carboidratos, estresse e sono desregulado. Para que a gente possa ajudar mais mulheres, precisamos estar sempre informando sobre fatores de risco, cuidados e a importância da visita regular ao médico”, explica Dra. Adriana.

Segundo Dra. Adriana Monteiro, procurar informar e conscientizar mais mulheres para hábitos saudáveis e que zelem pela saúde individual são indispensáveis no combate ao câncer de mama. Eis que ciente dessa importância e para auxiliar na divulgação da informação, atingindo um público ainda maior, a médica afirma ter contratado os serviços de uma consultora de Marketing Digital.

Especialista em marketing e responsável pela comunicação digital da Dra, Adriana, a gestora da Aruna Marketing, Priscyla Caldas, ressalta a importância de levar conhecimentos específicos ao público, através das redes sociais. Para a especialista, o compartilhamento de informações, proximidade com os pacientes, orientações, dicas e conteúdo segmentados, são maneiras de conscientizar o público sobre autocuidado, saúde e bem-estar o ano todo. 

“É muito importante estreitar relações com os pacientes nas mídias sociais, pois cada conteúdo que eles compartilham atinge ainda mais o público-alvo que necessita de experiências e recomendações profissionais. Claro, o desafio não é só passar esse conteúdo, mas também orientar e solucionar dúvidas encaminhadas nos comentários e directs”, explica. 

Segundo Priscyla Caldas, a chegada do Outubro Rosa evidencia a propagação de conteúdos informativos sobre o câncer de mama, sendo um dos benefícios das redes sociais nesse período. “Mesmo a campanha sendo anual, devemos falar a respeito da doença sempre, aproveitando desse momento para alertar sobre alguns cuidados. Uma sugestão é fazer posts impulsionados, focados em mulheres com determinada faixa etária, sobre o câncer de mama, optar por collab lives com influenciadoras digitais e especialistas na área ou montar publicações específicas, levando apoio a quem está passando por esse momento delicado e prevenindo o diagnóstico tardio de outras mulheres”, conclui.




Autor postado em 14/10/2020


Comentários

N�o h� coment�rios para esse Artigo!

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Agosto de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Agosto de 2011
  • Julho de 2011
  • Junho de 2011
  • Maio de 2011
  • Abril de 2011
  • Março de 2011
  • Fevereiro de 2011
  • Janeiro de 2011
  • Dezembro de 2010
  • Novembro de 2010
  • Setembro de 2010
  • Abril de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade