×

Como impactou a pandemia no mercado publicitário  


Como impactou a pandemia no mercado publicitário  

Após um ano de pandemia e de diversas transformações trazidas por ela, um mercado tem sido o caminho para diversos segmentos seguirem funcionando em meio as restrições: o setor publicitário. Seja para continuar alavancando vendas em meio à crise, ajudar segmentos e até trazer informações, a publicidade vem demonstrando ser uma poderosa ferramenta em meio ao caos.  

O setor que também precisou passar por mudanças estruturais na forma de trabalho e assumir um novo desafio de vender uma ideia à distância, segue funcionando em ritmo acelerado, acompanhando não apenas as restrições de segurança como, também, as mudanças do mercado que também precisaram correr em meio a mudança tecnológica trazida pela crise sanitária.  

Diversos segmentos seguiram funcionando por conta do apoio da publicidade. Com a necessidade do fechamento de espaço físico, o espaço digital passou a ser praticamente a única vitrine das lojas para o consumidor, restaurantes que aderiram a prática de delivery, por exemplo, precisaram informar aos seus clientes a novidade, e para isso fizeram uso da publicidade.  

E não foi apenas o comércio que se utilizou da ferramenta, foram diversas as campanhas buscando comunicar informações referentes a pandemia. Seja alertando os sintomas, às formas de prevenção, a publicidade segue sendo utilizada como forma de informar e educar diante das necessidades apresentadas pelo momento.  

E se já começamos a ver uma luz no fim do túnel de um retorno a vida normal, muitas das práticas adotadas pela pandemia vieram pra ficar. Seja fazer as compras da semana pelo app ou trazer informações referente a vacinas, o mercado segue em alta. Até outubro de 2020, segundo dados da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), 33% das Agências já retomaram o desempenho similar ao realizado antes da crise e segundo a consultoria Magna, se espera um crescimento de com um crescimento de 12,5%, alavancado em sua maioria pelo digital.  

Para o futuro o setor utilizará dos sentimentos de reencontro e euforia, seja de abraçar a família, retornar à escola, ou de viajar. O turismo aliás, é um dos setores de aposta, em especial na Bahia, que já se trata de uma comunidade turística, “com o verão se aproximando após um grande período em que não se podia locomover muito, dolar em alta, esperamos um boom do turismo nacional, e a publicidade com certeza será uma ferramenta de apoio para essa retomada e todas as demais.  

 

Autor Americo Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade postado em 06/07/2021


Comentários

N�o h� coment�rios para esse Artigo!

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Março de 2024
  • Agosto de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Agosto de 2011
  • Julho de 2011
  • Junho de 2011
  • Maio de 2011
  • Abril de 2011
  • Março de 2011
  • Fevereiro de 2011
  • Janeiro de 2011
  • Dezembro de 2010
  • Novembro de 2010
  • Setembro de 2010
  • Abril de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade