×

Governo inicia diálogo com cubanos para realização de intercâmbio na área esport


Governo inicia diálogo com cubanos para realização de intercâmbio na área esport

Representantes do Ministério dos Esportes de Cuba visitaram, nesta quinta-feira (9/2), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), para iniciar diálogo com o Governo do Estado com vista à realização de um intercâmbio esportivo entre a Bahia e Cuba. Nilton Vasconcelos, secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e Raimundo Nonato Tavares, Bobô, diretor geral da Sudesb, receberam a comitiva cubana. 

“Ficamos muito felizes em recebê-los aqui e por iniciar esse diálogo. Principalmente por toda a tradição esportiva de Cuba. E temos certeza de que será de muita importância para ambas as partes a promoção dessa cooperação técnica”, disse o secretário Nilton Vasconcelos.

“Viemos apresentar a ideia de um intercâmbio de esportes com o objetivo de cooperação e apoio para desenvolver o esporte na Bahia, com o objetivo de trocar experiências para capacitação de pessoal. É um diálogo inicial para identificar as áreas de interesse. O secretário Nilton, por exemplo, nos apontou três modalidades como eixos iniciais: boxe, judô e atletismo”, disse Ileana Alfonso, especialista de Relações Internacionais do Ministério dos Esportes de Cuba.

O caso do boxe é emblemático com relação ao caráter positivo desse possível intercâmbio. Cuba é um dos países mais fortes no boxe olímpico, enquanto a Bahia é, também, um dos estados com mais força no cenário do boxe brasileiro. A seleção brasileira, por exemplo, é formada, em sua maioria, por atletas baianos. Um deles, Éverton Lopes, conquistou o título mundial em 2011.

Para viabilizar o acordo de cooperação técnica entre Cuba e Bahia, o Governo do Estado buscará apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. Recentemente, a ABC viabilizou um bem sucedido acordo de cooperação técnica entre o Estado da Bahia e a República Dominicana, para transferência da tecnologia do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) para o país caribenho. Equipe de técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte já estiveram na República Dominicana, explicando a metodologia do SineBahia, passando a experiência para representantes do governo dominicano. Também um grupo de técnicos do trabalho dominicano esteve na Bahia para observar de perto o funcionamento do SineBahia.

Ascom/Sudesb

Autor: ,postado em 11/02/2012


Comentários

Não há comentários para essa noticia

Mande uma Resposta

Publicidade