×

Hospital Aristides Maltez comemora 67 anos


Hospital Aristides Maltez comemora 67 anos

 Hospital Aristides Maltez (HAM) completou 67 anos no último sábado e este mês serão desenvolvidas várias ações visando incrementar o número de doações. Criado em 2 de fevereiro de 1952, o HAM foi o primeiro hospital especializado no  tratamento do câncer do Brasil e atende, sem ter fechado as suas portas um único dia, a pacientes oriundos de todos os municípios da Bahia.

 Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, mantido pela Liga Bahiana Contra o Câncer, o  Hospital Aristides  Maltez é a única unidade de atendimento oncológico da Bahia, 100% SUS, atendendo a população carente no Estado.

Com a sua gama de serviços oferecidos à comunidade, o HAM é reconhecido como de utilidade pública pelo Governo Federal, pelo Estado da Bahia e pela Prefeitura de Salvador e conta atualmente com 232 leitos e 180 profissionais médicos especializados e recebe em média, por dia, mais de 3.500 pessoas de todas as idades.

 Como atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde recebe uma remuneração que, quase sempre, fica abaixo do custo dos procedimentos. Em consequência, esse atendimento, segundo a direção, gera um déficit constante, que chega a mais de R$ 1,3 milhão por mês. 

Para cobrir essa diferença, o HAM conta com subvenções do setor público e doações de empresas, sempre insuficientes, e com recursos de pessoas físicas, através de campanhas de doações voluntárias.

Mesmo com todas essas dificuldades, os números atestam o desempenho e, em consequência, a grande importância do HAM para o atendimento à população carente do Estado da Bahia na área de oncologia. Só em 2018, foram realizados cerca de 4,3 milhões de procedimentos. 

 Este mês de fevereiro quando o hospital comemora 67 anos de fundado foi lançada uma campanha onde se destacado: “ Em vez de comemorar o nosso aniversário nos ajude  a continuar comemorando o aniversário deles”. O objetivo é alertar a população baiana a importância de  ajudar a Liga Bahiana Contra o Câncer, para que o HAM  continue a prestar o bom serviço ao povo carente da Bahia. No site lbcc.org.br  tem todas informações de como ajudar o hospital que pode ser através de débito em conta  e carnês.

Autor: ,postado em 04/02/2019


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Publicidade