Terminais offshore de última geração garantem mais eficiência no suprimento
Monoboia é uma espécie de “terminal flutuante”, utilizado na amarração de navios-tanque para a operação de carregamento e descarregamento de petróleo e derivados. Os novos equipamentos possuem tecnologia de ponta: estação meteorológica, que verifica o vento, a corrente marinha e o tamanho das ondas; e equipamentos que monitoram tensão no cabo de amarração do navio, temperatura, pressão, vazão e posição geográfica. Os dados podem ser monitorados online pelo Capitão de Manobras – profissional responsável por toda a operação, que embarca no navio para realizar a transferência. As novas unidades têm ainda uma estrutura chamada casaria, uma espécie de cabine que abriga e protege os equipamentos internos e torna a operação mais segura para os profissionais envolvidos na manutenção das estruturas. A troca das monoboias faz parte da modernização permanente realizada pela Transpetro para aprimorar a segurança e a eficiência das operações, além de atender às crescentes demandas de transporte de combustíveis do Sistema Petrobras. Esses dois terminais concentram integralmente a entrada de produtos para as refinarias da Petrobras que abastecem toda a região sul do Brasil. O terminal do Rio Grande do Sul atende à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e à petroquímica Braskem pelo oleoduto Osório-Canoas. Já o de Santa Catarina transfere petróleo bruto para a Refinaria do Paraná (Repar) por meio do Oleoduto Santa Catarina-Paraná. As novas monoboias foram projetadas para operar por até 25 anos sem necessidade de serem enviadas para reparos em terra. Toda a instrumentação dos terminais é alimentada por um sistema híbrido de geração elétrica composto por dois painéis solares de 800W cada e duas turbinas eólicas de 400W cada. Sobre a monoboia Cada estrutura é ancorada no fundo do mar por correntes especiais e conectadas por tubos flexíveis a um conjunto submarino de válvulas. Essas válvulas são ligadas ao terminal por dutos submarinos. Cada monoboia pesa 329 toneladas, mede 12 metros de diâmetro, 16 de altura e possui capacidade para operar com navios que transportam até 1 milhão de barris de petróleo bruto, que chegam a medir cerca de 274 metros de comprimento e 48 metros de largura. |
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Autor: ,postado em 28/01/2015
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