×

Holandês de 18 anos é o mais jovem vencedor de uma corrida na Fórmula 1


Holandês de 18 anos é o mais jovem vencedor de uma corrida na Fórmula 1

Max Verstappen, da Red Bull, fez história neste domingo (15/5), ao vencer o Grande Prêmio da Espanha, no circuito da Catalunha.

A quinta etapa da F1 em 2016 começou com as duas Mercedes na frente, mas logo na primeira volta Lewis Hamilton fez besteira, jogou o carro para cima do companheiro de equipe, Nico Rosberg, que liderava, e tirou a equipe da corrida.

Raikonnen chegou em terceiro e Felipe Massa, que largou em 18º, ganhou dez posições, encerrando na zona de pontuação. Felipe Nasr foi o décimo quinto.

Aos 18 anos, Verstappen é o mais novo vencedor em uma corrida de Fórmula 1. Antes dele, Vettel, com 21 anos, tinha o recorde.

A abertura da fase europeia no campeonato costuma ser bem disputada. Mas nem o mais otimista torcedor podia prever que Verstappen poderia sair da prova com a vitória. Não por faltar talento – já que isso é o que sobre ao jovem holandês -, mas por se tratar de uma estreia do piloto da Red Bull.

Para quem não lembra. Max chegou a Fórmula 1 no início da temporada passada, mas havia assinado com a Toro Rosso no fim de 2014, quando ainda tinha 16 anos. A decisão de acertar com um piloto tão jovem foi bastante criticada por todos.

Na sua temporada de estreia, o jovem holandês cometeu alguns erros e causou alguns acidentes, sendo criticado mais uma vez até pelos pilotos. Mas depois acertou a mão e começou a garantir bons resultados. Este ano, parecia arrogante ao dizer que era muito superior ao seu ex-companheiro de equipe, Carlos Sainz, e esse foi um dos motivos que o fez roubar a cena.

Quando Kvyat foi rebaixado na última semana, ele foi promovido a Red Bull. Mais uma chuva de críticas, por todos acharem muito cedo para Max ir para uma equipe grande. Todos diziam que faltava experiência. Mas o garoto mostrou que a sua qualidade se sobressaia.

Logo na corrida de estreia, uma vitória impressionante. Depois de ver Hamilton e Rosberg se tocarem e sairem da corrida logo na primeira volta. Arriscou na estratégia, ganhou a posição do seu companheiro de equipe e venceu com mérito total, segurando Kimi nas últimas voltas.

Com a conquista, Verstappen se tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida de Fórmula 1. Antes, o defensor deste recorde era Sebastian Vettel, que venceu o GP da Itália com 21 anos.

A segunda colocação ficou com Raikkonen, que também surpreendeu ao terminar à frente de Vettel, que completou o GP da Espanha na terceira colocação. Então, no pódio, vimos uma Red Bull e duas Ferraris.

Felipe Massa teve uma grande corrida ao largar no fim do grid e concluir a prova na oitava colocação. Felipe Nasr foi o décimo quinto.

A corrida

Com Hamilton largando na pole position, todos os olhos do público durante a largada se voltaram para a dupla da Mercedes. Ao apagar das luzes vermelhas, os dois largaram bem, mas Rosberg saiu melhor e tentou a ultrapassagem sobre Hamilton, que segurou ao máximo, mas acabou perdendo a ponta na primeira curva.

Mas ao sair da terceira curva, Lewis saiu muito mais tracionado e tentou a ultrapassagem sobre o seu companheiro, que fechou a porta o jogando para a grama. Ao sair da pista, Hamilton perdeu o controle do carro, rodou e acertou Nico, jogando ambos para fora da pista. Fim de corrida para a Mercedes e a decepção nos boxes era clara.

Por conta do acidente, o carro de segurança foi acionado. Quem comemorou foram os pilotos da Red Bull, que assumiram as duas primeiras colocações.

Mais atrás, Vettel também largou bem e ganhou a posição de Raikkonen. Lá no fim do grid, Massa teve uma largada ruim e perdeu duas posições.

Na volta 5, o safety-car deixou a pista e os carros foram liberados para brigar por posições. Ricardo puxava o pelotão, com Verstappen, Sainz e Vettel logo atrás.

Três voltas depois, quando abriam a volta 8, Vettel conseguiu fazer a ultrapassagem sobre Sainz usando a asa móvel. Raikkonen veio atrás, mas naquele momento não conseguiu ganhar a posição, fazendo a manobra na volta 10. Pouco antes, durante a volta 9, Massa decidiu entrar logo nos boxes, para trocar os pneus e colocar os médios.

Quando todos resolveram começar a fazer as suas trocas de pneus, Verstappen preferiu esperar um pouco e garantiu a liderança provisória da prova, perdendo a posição só da volta 13, quando, enfim, foi trocar pneus. Quem demorou ainda mais para fazer a sua parada foi Vettel, na volta 15.

Na parte de trás do grid, Felipe Massa já escalava o pelotão. ocupando a décima colocação, atrás de Fernando Alonso. O brasileiro, por sinal, resolveu fazer a sua segunda parada na volta 27, mostrando que iria para uma estratégia de três pit-stops.

Enquanto víamos os pilotos brigando por posições durante a prova, no paddock, Toto Wolff concedia entrevista para comentar o acidente entre os seus dois pilotos. O chefe da Mercedes confirmou que a situação era delicada e admitiu que isso já era previsto e que poderia acontecer novamente até o fim do ano. No entanto, não iria proibir os seus pilotos de brigar por posições nas corridas.

Na volta 29 os pilotos do pelotão da frente começaram a fazer a segunda parada nos boxes. Ricardo colocou os macios, Vettel também. Mas a grande surpresa ficou por parte da Renault, que colocou os pneus duros no carro de Magnussen.

Quando chegamos a volta de número 44, começamos mais uma rodada de paradas, mas Verstappen e Raikkonen resolveram não fazer a troca, se mantendo nas primeiras colocações da prova. Foi quando a corrida esquentou ainda mais.

Vettel e Ricciardo voltaram na terceira e quarta colocações, enquanto Max e Kimi dublavam lá na frente.

Enquanto isso, Fernando Alonso abandonava a prova com problemas no carro. O espanhol conseguiu se manter na pista apenas até a volta 48.

Já passávamos da volta 60 quando Ricciardo arriscou tudo tentando ultrapassar Vettel. O australiano até passou na curva 1, mas escapou e perdeu novamente a posição para o tetracampeão.

Lá na frente, Max fazia uma corrida impecável. mas via a Ferrari de Kimi Raikkonen oito decimo atrás. Mas o holandês segurava a posição com a experiência de um veterano. Tanto que na volta 64 o “Homem de Gelo” perdeu o contato e já ficava mais de um segundo atrás, sem possibilidade de abrir a asa móvel.

E Verstappen seguiu mais líder do que nunca. Para fazer história na Fórmula 1, como o piloto mais jovem a vencer uma corrida, logo na sua estreia pela Red Bull. E que estreia.

Max Verstappen, com apenas 18 anos, correndo pela primeira vez em uma grande equipe, conquista a vitória no GP da Espanha de 2016. Raikkonen fica na segunda colocação, seguido por Vettel completando o pódio.

Autor: ,postado em 15/05/2016


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade